domingo, 24 de maio de 2009

O Clube do Imperador

O filme “O Clube do Imperador” conta a história de um professor que leciona numa escola, só para meninos, onde se depara com vários conflitos morais, a partir da chegada de um aluno rebelde, indisciplinado e desinterresado em sua sala de aula.
Desde o primeiro dia de aula, o professor percebeu que este aluno não tinha interesse nos estudos, pois estava sempre debochando e ironizando, quando o mesmo estava explicando a matéria.
A partir, daquele momento, o professor começou a incentivá-lo, pois percebeu, através das boas notas que estava tirando, melhoras no seu comportamento com relação aos estudos e atitudes em sala de aula.
Neste processo de ascensão do seu aluno, o professor encontra-se num conflito difícil de resolver, pois ao corrigir a sua prova, percebeu que o mesmo ficaria em quarto lugar, no concurso Júlio César, concurso este muito importante na instituição, mas que só participariam da final, os três primeiros colocados.
O que fazer neste momento? Aumentar a nota deste aluno, dando-lhe um voto de confiança, já que estava se esforçando e melhorando seu comportamento em geral? Mas, ao mesmo tempo, desclassificaria um outro aluno que tinha conquistado o terceiro lugar, com muito esforço e dedicação, pelos seus próprios méritos?
É realmente um dilema muito difícil de resolver, mas como nós professores, sempre tentamos resolver da melhor maneira possível, mesmo que depois percebemos que não foi a atitude mais correta.
Com receio que este aluno, voltasse a ter novamente atitudes de desinteresse e de arrogância com todos na escola, o professor toma uma atitude que vai contra os seus princípios morais de justiça, respeito e ética, alterando o resultado da prova, mas que a seu ver, parecia o mais correto naquele momento, já que este menino estava demonstrando progressos significativos, para que ele ficasse entre os três classificados.
Encontra-se novamente num conflito maior, deveria ele desmascarar o seu aluno na frente de todos, já que estava colando, ou tentar fazer justiça, elaborando uma pergunta que não estava no livro? Optou, então, em resolver a situação com justiça e respeito a todos, fazendo uma nova pergunta.
O filme nos mostra que estamos sempre enfrentando dilemas em nossas vidas tanto na parte pessoal como profissional, conflito estes que nos põe a prova os nossos princípios morais de ética, respeito e justiça.
No meu ver o professor agiu corretamente, acreditando no seu aluno, motivando-o e estimulando-o, pois ele estava vendo resultados positivos num processo de crescimento contínuo e naquele momento era necessário que o professor continuasse apostando neste aluno, mesmo que agisse contra os seus princípios.
O certo e o errado, esta presente a todo o momento, na nossa profissão através de nossas ações e palavras, por isso devemos, pensar, observar e acreditar, pois é errando que muitas vezes aprendemos.

Abraços!!!



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