domingo, 3 de maio de 2009

Educação Inclusiva

Olá Pessoal!

É muito importante esta participação e preocupação de todos com relação à Educação Inclusiva e como diz no texto “\" A Inclusão e Seus Sentidos: Entre Edifícios e Tendas\", do prof. Claudio Roberto Baptista, que diz que “O movimento de inclusão tem origens que decorrem dos limites no processo de identificação dos sujeitos com necessidades educativas especiais”, concordo com esta afirmação, pois ela deve ser ampla, onde não seja apenas uma inclusão desses alunos, mas de uma transformação da escola com garantia de qualidade para todos.
A escola, ainda, está acostumada a trabalhar com a homogeneidade e nunca com a diversidade. É difícil e dá trabalho, acredito que sim, e como disse a colega Rosana no fórum da Interdisciplina Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais“Devemos aprender, aceitar e conviver com as diferenças, estabelecer novas formas da prática pedagógica coletiva, dinâmica e flexível e que atenda a esta nova realidade educacional”.

Abraços!!!

3 comentários:

By Benites disse...

Shirley!

Como é o seu dia-a-dia na escola especial que trabalha?
Qual seria o teu maior desafio ?
Benites

Shirley disse...

Olá Benites!!!
No turno da manhã trabalho com uma turma de EJA II/alfabetização, composta por 8 alunos, com idades entre 15 e 20 anos.
No turno da tarde, trabalho na mesma escola, com atendimento Educacional Especializado. Atendendo alunos,individualmente, da escola Especial e das escolas do ensino regular do Estado e do município.
O meu maior desafio é incluir estes alunos em turmas de escolas de ensino regular, pois acredito que o todos tem direitos iguais independente das suas limitações,mas infelizmente esbarramos com o despreparo dos professores em enfrentar e lidar com as diferenças dentro das salas de aula.
Isso, ainda, me preocupa muito, pois quero que a inclusão aconteça de forma responsável, que seja mais estudada e planejada, promovendo assim, uma educação de qualidade para todos.
Abraços!!!

By Benites disse...

Shirley!

Agora entendo bem o teu contexo na área da inclusão. Veja o quanto foi possível conversar sobre este tema que por vezes se resume a uma frase ou idéia.
Continue registrando com profundidade suas aprendizagens sobre todas as interdisciplinas.
Ok.
Benites