domingo, 10 de maio de 2009

Atendimento Educacional Especializado


A partir das leituras realizadas na unidade 3 da Interdisciplina Educação de Pessoas com necessidades Educacionais Especiais, “O atendimento educacional deve ser realizado, preferencialmente, em sala de recursos multifuncionais da própria escola de ensino regular, o atendimento poderá ser realizado em centros ou escolas especiais, ou ainda em classe hospitalar e na residência do próprio aluno”.
A Apae realiza estes atendimentos educacionais especializados, no turno inverso, do turno de aula do aluno, para não prejudicar a freqüência do mesmo, no ensino regular, a fim de complementar e suplementar o ensino comum.
Sabemos que o ideal, era que estes atendimentos fossem realizados no turno inverso e na mesma escola, onde o aluno estuda, mas as escolas de ensino regular do nosso município possuem poucos profissionais qualificados para este trabalho.
De acordo com o texto “Atendimento Educacional Especializado – concepção, princípios e aspectos organizacionais” de Denise de Oliveira Alves e Marlene de Oliveira Gotti, “Para atuar no atendimento educacional especializado, o professor deve ter formação específica. Esta formação pode ser adquirida por meio de cursos de graduação, pós-graduação ou cursos de formação continuada, com aprofundamento em áreas específicas da educação especial”.


Abraços!!!

Um comentário:

By Benites disse...

Shirley!

Para que essa demanda fosse atendida, a Prefeitura não tem um plano de incentivo para formar estes professores....
Não existe um plano de ação da Secerataria de Educação para isso?
Benites