domingo, 24 de maio de 2009

Estádios do Desenvolvimento

Em sua teoria, Piaget dividiu em períodos ou estádios o desenvolvimento intelectual (ou estruturas intelectuais) que são os períodos Sensório-Motor, Pré-Operatório, Operatório Concreto e Operatório Formal. A cada nível de desenvolvimento cognitivo, os níveis anteriores são sempre incorporados e integrados.
Segundo o texto “Epistemologia genética e construção do conhecimento”, de Tania Beatriz Iwaszko Marques, diz “Como já se tem dito seguidamente, a obra de Piaget é um perfeito exemplo de mecanismos de progressão intelectual definidos pelo autor. Logo, pode-se aplicar-lhe a idéia piagetiana de uma construção de formas de complexidade crescente por diferenciação de formas iniciais e integração de elementos diferenciados”. (MONTANGERO e MAURICE-NAVILLE, 1998, p.80).
Período Sensório-motor ( 0 a 18/24 meses)
Nesta fase a criança está explorando o meio físico, através de seus esquemas motores. A partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo, por exemplo, são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento.
Período Pré-operatório (2 a 7 anos)
A criança é capaz de simbolizar, de evocar objetos ausentes. Estabelece diferença entre significante e significado, o que possibilita distância espaço-temporal entre o sujeito e o objeto, por meio da imagem mental. A criança é capaz de imitar gestos, mesmo com a ausência de modelos.
Já pode agir por simulação. Sua percepção é global, sem discriminar detalhes. Deixa-se levar pela aparência, sem relacionar aspectos. É centrada em si mesmo (egocentrismo), pois não consegue colocar-se, abstratamente, no lugar do outro.
Período Operatório-concreto ( 7 a 11 anos)
Nesta fase a criança é capaz de realizar uma ação interiorizada, executada em pensamento, reversível, pois admite a possibilidade de uma inversão e coordenação com outras ações, também interiorizadas. Necessita de material concreto, para realizar essas operações, mas já está apta a considerar o ponto de vista do outro, sendo que está saindo do egocentrismo.
É capaz de relacionar diferentes aspectos e abstrair dados da realidade. Desenvolve também a capacidade de refazer um trajeto mental, voltando ao ponto inicial de uma situação.
Período Operatório-formal (11 a 15 anos)
Neste período a criança tem as estruturas intelectuais para combinar as proporções, as noções de probabilísticas, raciocínio hipotético, dedutivo de forma complexo e abstrato.
A representação agora permite a abstração total. Ela não se limita mais a representação imediata nem somente às relações previamente existentes, mas é capaz de pensar em todas as relações possíveis logicamente.
As idades em que se observa a aquisição de novas estruturas podem variar, mas é importante saber que, na teoria piagetiana do desenvolvimento, não é possível a “queima” de etapas, isto é o indivíduo deve passar por todas as etapas.
Abraços!!!
Referências Bibliográficas:MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Epistemologia genética e construção do conhecimento.

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