domingo, 24 de maio de 2009

História da África – História e Cultura

A partir da leitura sugerida na Interdisciplina Questões Étnico-Raciais na Educação, do texto “Auto Imagem e Auto-Estima na Criança Negra: um Olhar sobre o seu Desempenho Escolar” da autora Marilene Leal Paré, realizei as entrevistas com dois alunos que estudam no ensino regular da escola estadual do nosso município.
A partir das entrevistas conclui que os dois meninos não sofriam nenhuma forma de preconceito ou discriminação na escola, pelos seus colegas ou professores, havendo uma relação positiva entre ambos.
Respeitam e valorizam a sua etnia, afro-descendente, falando dos seus familiares com orgulho e muito carinho, demonstrando grande aceitação da sua negritude e dos valores de seu povo.
As situações vivenciadas nas entrevistas apresentam uma situação diferenciada da que foi mencionada no texto de Marilene Leal Pare, mas sabemos que isso são exceções, pois ainda encontramos muito a desvalorização e a discriminação das pessoas afro-descendentes no Brasil, em todos os seguimentos como na escola, no trabalho e nas suas relações sociais.
Segundo o texto “O que nos foi revelado é fruto da força de um passado histórico de um povo marcado como escravo numa terra chamada Brasil, a qual apesar dos 500 anos de existência colonizada, abriga uma sociedade cujas relações são as de poder dos “superiores” sobre os “ignorantes”.
Abraços!!!

Nenhum comentário: