quarta-feira, 10 de novembro de 2010

EIXO VII

Nas Interdisciplinas do Eixo VII, destaco a Interdisciplina de Educação de Jovens e Adultos, que a partir do texto "Alfabetização de adultos: ainda um desafio” de Regina Hara, apresenta a alfabetização como um processo dinâmico em que a leitura da palavra não é contraditória a leitura do mundo. Considero pertinente ressaltar um trecho do mesmo, em que Paulo Freire destaca o que pensa sobre alfabetização, dizendo que: “aprender a ler e escrever já não é, pois, memorizar sílabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o próprio processo de ler e escrever e sobre o profundo significado da linguagem”. O processo de alfabetização é para o aluno como uma aprendizagem dinamizada e ativa, proporcionando trocas reciprocas de conhecimentos, tornando-os construtores de suas próprias aprendizagens.
Para nós professores esse é o grande desafio que enfrentamos todos os dias, portanto precisamos estar sempre preparados para trabalharmos com este objetivo, oferecendo ao aluno subsídios para que ele se sinta atraído e motivado a aprender.
Contudo, cabe a nós estimulá-los para que permaneçam em busca de novos saberes...

Abraços!!!

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Shirley,
com certeza este é um grande desafio para todos educadores:fazer com que nossos educandos se sintam construtores de sua própra aprendizagem.
Mas te trago uma indagação:
Será que esta é nossa prática cotidiana? As trocas de aprendizagens são diárias?
Penso que já temos uma grande parcela de educadores que já desenvolvem sua prática docente tendo estes princípios bem presentes, mas como percebes esta situação em tua instituição escolar?
Abração
Fabi Leffa