terça-feira, 23 de novembro de 2010

Eixo IX - Construção do TCC

A questão que estou desenvolvendo no meu TCC, envolve as diferentes mídias na educação especial, ficando a questão definida: “Como as diferentes mídias auxiliam no processo de aquisição do conhecimento e na integração do aluno com deficiência intelectual no mundo a sua volta?”.
Esta pesquisa propõe uma abordagem investigativa de natureza qualitativa, realizada a partir do meu estágio curricular, do primeiro semestre de 2010, com uma turma de Educação de Jovens e Adultos, etapa II (EJA II) da Escola de Educação Especial João de Barro – APAE de Três Cachoeiras.
Para tanto, foram necessárias a reflexão e a análise dos materiais desenvolvidos no estágio curricular – o projeto de aprendizagem, os planejamentos semanais, os diários de bordo, os relatórios semanais, os comentários realizados pela supervisão escolar e as reflexões no Portfólio de Aprendizagens – oportunizando, assim, a elaboração e execução deste trabalho, possibilitando compreender como as diferentes mídias auxiliam no processo de aquisição do conhecimento e na integração do aluno com deficiência intelectual no mundo a sua volta, cujas práticas pedagógicas e pesquisa se fundamentaram em pressupostos teóricos sócio-interacionistas.
Durante o meu estágio utilizei diferentes tipos de mídias, onde foram importantes para a realização dos trabalhos desenvolvidos na minha prática pedagógica, possibilitando aos alunos, além da aquisição de conhecimentos, a interação com o mundo a sua volta. A partir das pesquisas, informações, discussões, análises, criação e recriação, os alunos foram construindo e buscando a sua autonomia, tornando-se sujeito participativo na sociedade.
As diferentes mídias como o rádio, a televisão, computador, jornal, revistas, celular, etc., são recursos extremamente importantes que acredito que deveriam ser incorporados ao cotidiano escolar, pois proporcionam aos alunos a grande oportunidade de expandir sua percepção do mundo e ampliar suas perspectivas de aprendizagem, envolvendo-os em trabalhos cooperativos e solidários, num ambiente de autonomia e liberdade.

Abraços!

2 comentários:

Fabiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana disse...

Shirley,
a tua pergunta ficou definida assim: “Como as diferentes mídias auxiliam no processo de aquisição do conhecimento e na integração do aluno com deficiência intelectual no mundo a sua volta?”
Lendo tua posatgem sobre o teu tema de TCC e o que relataste sobre ele, compreendi que após tua prática docente utilizando diferentes tipos de mídia e recursos variados teus alunos tornaram-se mais autônomos e participativos.
Como percebestes estas mudanças de comportamentos? Poderias trazer alguma situação para ilustrar esta descoberta...Conseguiste responder tua questão, poderias trazer uma síntese da conclusão de tua pesquisa.
Abraços...