quarta-feira, 27 de outubro de 2010

EIXO VI


Revendo as interdisciplinas do Eixo VI, destaco a interdisciplina de Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, que me fez refletir quanto à importância de buscarmos subsídios para aperfeiçoarmos nossa prática pedagógica, pois os alunos, independentemente das deficiências que apresentam, possuem habilidades e competências, que devem ser estimuladas, através da interação com o outro, no convívio social, na sala de aula, num ambiente rico de experiências e estímulos que refletem em vivências significativas e que promovem importantes aprendizagens.

Segundo o texto "Os alunos com deficiência mental" de Alfredo Fierro "A idéia de incurabilidade permanece até hoje, não se opondo, porém, à de educabilidade", ou seja, a aprendizagem do aluno com necessidades especiais, depende do grau da deficiência e dos profissionais que os atendem, visto que, cada um tem o seu tempo de aprendizagem. Isto é difícil e trabalhoso, onde temos que ter muita persistência no nosso objetivo, que é de ajudar nosso aluno no seu crescimento intelectual.

Devemos respeitar, sempre, o tempo de aprendizagem de todos os nossos alunos, sejam eles PNEEs ou não, e com certeza desenvolver estratégias para chegar ao objetivo proposto, que é de inseri-los efetivamente no contexto escolar e social.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Shirley,
tua postagem reflete sobre a importância do trabalho, comprometimento e consciência que o profissional de educação especial precisa ter para desenvolver uma prática pedagógica que contemple o desenvolvimento das diferentes habilidades e competências que os portadores de alguma deficiência ou necessidade educativa especial precisam desenvolver.
Foste muito pontual e direta em tua reflexão, e percebo que conseguiste expressar com clareza tuas percepções a partir de tua prática e do referencial teórico citado...
Abração
Continumaos dialogando....