segunda-feira, 18 de outubro de 2010

EIXO V

Revendo as interdisciplinas do eixo V, destaco a interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, onde percebi que nós, adultos, estamos em constante processo de aprendizagem, independente da nossa idade cronológica.
Como trabalhei no meu estágio, com uma turma da Educação de Jovens e Adultos, EJA II, pude perceber que os meus alunos, mesmo, com as suas dificuldades cognitivas, estão em constante processo de aprendizagem.
A partir da leitura do texto “Aprendizagem na vida adulta” de Tânia Beatriz Iwaszko Marques, o adulto como os jovens e as crianças aprendem na interação com o meio, na relação que tem com as outras pessoas, como lidam com as situações do seu dia-a-dia e como controlam suas emoções, por isso a idade pode variar em cada estágio de desenvolvimento do adulto.
Como diz Piaget “Os estágios de desenvolvimento obedecem a uma ordem de sucessão constante e apresentam idades variadas”.
Por isso, quando realizei o meu estágio, percebi como é importante saber ouvir, ser paciente, responsável, comprometido com meus alunos. E como é importante pensarmos e analisarmos as nossas palavras e ações, pois elas poderão construir ou destruir os sonhos dos nossos alunos.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Shirley,
destacas as contribuições trazidas pela Interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta e estabeleces relações com a tua turma de estágio.
O texto lido te possibilitou algumas aprendizagens em relação a aprendizagem das crianças, jovens e adultos e como esta aprendizagem pode se dar, de acordo com os estágios de desenvolvimento.
Em relação aos estágios de desenvolvimento, como poderias situar teus alunos? Eles estavam em estágios diferentes em relação a suas idades?
Seguimos dialogando....
Abração,
Fabi