quinta-feira, 7 de outubro de 2010

EIXO IV

Revendo as interdisciplinas do eixo IV, a interdisciplina que foi muito significativa na minha prática pedagógico, foi a Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, que me proporcionou um novo olhar sobre está disciplina.
Até pouco tempo, a disciplina de Estudos Sociais valorizava os heróis como construtor e organizador da pátria e uma das principais mudanças que percebo na atualidade é que o professor começa a enxergar o aluno como um sujeito, que a sociedade é um espaço de relações interpessoais, nas quais ele tem lugar e suas ações têm importância, e não mais uma sociedade somente daqueles heróis distantes.
Por isso, é importante realizar atividades diversificadas como pesquisas e saídas de campo e utilizar as diferentes mídias como recursos importantes para abordar as semelhanças e diferenças culturais, sociais, grupais, além das mudanças verificadas na sociedade, o aluno torna-se um cidadão que age, interage e modifica a sociedade.
Como podemos perceber esta interdisciplina contribuiu muito para a minha prática pedagógica no estágio e também, para a construção do meu TCC sobre a questão das mídias na educação que visa além de auxiliar na aprendizagem, a inserção do aluno como cidadão ativo na sociedade.
Segundo o texto “Estudos Sociais: Teoria e Prática” Unidade II, de Aracy do Rego Antunes diz “A construção da noção de vida em sociedade – objetivo maior do trabalho em Estudos Sociais – passa necessariamente pela questão da socialização da criança”. (A Sociedade e a Cultura, capítulo 2, p.17).

3 comentários:

Fabiana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fabiana disse...

OLá Shirley,
que bom que a Interdisciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais tenha te proporcionado um novo olhar sobre esta disciplina.
A disciplina de Estudos Sociais começa a ser vista sobre um novo paradigma em que o aluno precisa compreender seu pertencimento, o meio em que está inserido, sua origem, cultura, etnia.
Citas a importância de realização de atividades diversificadas, pesquisas, saídas de campo, utilização de diferentes mídias como recursos importantes para abordar as semelhanças e diferenças grupais, sociais, culturais.
Te faço o seguinte questionamento:
em teu estágio conseguiste inserir diferentes mídias no desenvolvimento de tua prática pedagógica? Quais foram estas mídias?
Abração,
Fabiana Leffa

Nossa Senhora de Lourdes disse...

Oi Fabi!
No meu estágio, utlizei os diferentes tipos de mídias como computador, internet, televisão, jornal, celular, revistas, rádio, etc, que proporcionaram uma integração dos alunos com o mundo a sua volta, pois permitiu que os mesmos, pudessem refletir, analisar e discutir sobre os diversos assuntos que envolvem a sociedade.