quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eixo III

Revendo as interdisciplinas do eixo III, Artes Visuais, Literatura Infantil e Aprendizagem, Música na Escola, Seminário Integrador III, Teatro e Ludicidade e Educação, percebi que foi o eixo que me identifiquei, pois todas as interdisciplinas nos levaram a pensar em práxis pedagógica mais ativa, prazerosa e gratificante, proporcionando a nós professores e aos nossos alunos, sujeitos mais ativos, participativos, onde aprendem através do fazer.

Destaco a interdisciplina de Ludicidade e Educação no texto “Sala de aula é lugar de brincar?” de Tânia Fortuna, que me fez refletir e analisar sobre o brincar em sala de aula, que antes era visto por mim, como um passatempo, sem nenhum objetivo e muito menos um olhar observador. Percebo a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, pois estimula a imaginação, a compreensão, auto-realizarão, atenção, sendo assim um grande aliado no processo de construção do conhecimento.

Constatei que durante o meu estágio com a turma de EJA II, os jogos e brincadeiras eram as atividades que despertavam mais interesse e motivação nos alunos, em realizá-las, o mesmo acontecendo com atividades que envolviam as diferentes mídias, como filme, pesquisa em jornais e na internet e nos jogos on line. É com esta perspectiva que vou desenvolver o meu TCC, pois acredito na utilização das diferentes mídias na práxis pedagógica, para tornar nossas aulas, mais gratificantes, emocionantes, atraentes e principalmente mais significantes.

Abraço!

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Shirley,
em tua postagem citas as interdisciplinas trabalhadas no eixo III, e destaca a interisciplina de Ludicidade e Educação que te possibilitou refletir sobre o brincar em sala de aula.
Citaste a autora e o texto trabalhado, relacionaste a tua prática e as tuas percepções em relação a importância dos jogos e brincadeiras em sala de aula e penso que poderias trazer nesta postagem uma citação do texto para dar sustentação teórica a tua reflexão.
Abraços,
Fabiana Leffa
Seguimos dialogando.....