quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eixo II

Nas interdisciplinas do eixo II, destaco a interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização, onde através da atividadePsicogênise da Língua Escrita e Métodos de Alfabetização sobre os métodos de alfabetização Analítico e Sintético, percebi que o método de alfabetização analítico, valoriza o processo de análise e compreensão, propõem uma progressão diferenciada de unidades mais amplas como palavras, frases e textos, a unidades menores que são as sílabas ou a sua decomposição em grafemas e fonemas.

É a interação entre o sujeito e o objeto, dando prioridades a contextos significativos, das unidades maiores a unidades menores como na pesquisa em textos que os alunos realizaram em jornais, revistas e livros, onde participam ativamente do processo ensino aprendizagem. No meu estágio e agora na questão que estou investigando no meu TCC, é fundamental que o professor compreenda a importância da interação do sujeito com o meio, articulando os saberes de forma contextualizada e interdisciplinar.

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Shirley,

tu trazes uma reflexão entre o método analítico e a atividade realizada com os alunos em jornais, revistas e livros para pesquisa em textos.
Desta situação penso que chegaste a conclusão que as mídias enquanto recurso de aprendizagem podem promover a socialização entre os alunos desde que o professor compreenda a importância da interação do sujeito com o meio, e promova situações contextualizadas e interdisciplinares.
É isso???
Abraços,
Fabiana Leffa