Revendo as interdisciplinas do Eixo I, Escola, Projeto Pedagógico e Currículo, percebi que devemos desenvolver o Currículo escolar, numa perspectiva de construção da cidadania e compreender que o aluno-cidadão não se faz somente com a aprendizagem da leitura e da escrita, mas em todas as áreas do conhecimento. É uma construção social que implica considerar relações com o outro. Todo currículo representa uma espécie de elo que liga teoria e prática. Esta interdisciplina contempla a questão que irei investigar no meu TCC, pois as mídias favorecem a construção do conhecimento, tornando os alunos participativos, criativos e principalmente críticos, desde que o currículo seja voltado nesta perspectiva de construção da cidadania.
Neste mesmo eixo, a interdisciplina das TICs, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, Também foi muito importante, pois a partir desta interdisciplina que pude ter conhecimento das diversas ferramentas tecnológicas que proporcionou entrarmos neste mundo virtual como criar um e-mail, blog, wiki, webnot, msn, etc., e principalmente o nosso ambiente virtual oficial ROODA.
Esta interdisciplina colaborou e muito para o meu trabalho em sala de aula, onde o computador começou a fazer parte das minhas práticas pedagógicas, oportunizando os nossos alunos ao convívio com este ambiente virtual fascinante e estimulante de muitas descobertas e conhecimento, através do manuseio no computador da pesquisa, digitação, criação de desenhos no paint, postagens no blog, etc.
Para o meu trabalho no TCC, vai ser de fundamental importância, pois como vou desenvolver o meu trabalho de pesquisa sobre mídias na educação, a TICs me proporcionou muitas aprendizagens com relação as novas tecnologias e suas ferramentas virtuais.
2 comentários:
Olá Shirley,
Que bom relembrar contigo as diversas aprendizagens que construístes durante este curso, mais especificamente nesta postagem, referentes ao eixo I.
É muito pertinente tua reflexão em relação ao currículo e o tema do teu TCC, pois as mídias, enquanto recursos, se estiverem dentro do currículo podem sim fazer diferença na construção do conhecimento de nossos alunos.
Abraços,
e seguimos conversando...
Fabiana Leffa
Postar um comentário