sábado, 6 de junho de 2009

Método Clínico Piagetiano

Conservação da Massa (quantidades contínuas)
A prova foi realizada na escola em que o aluno estuda. Como ele mora perto da escola, pedimos para que viesse no turno inverso do seu turno de aula.
Utilizamos uma sala de atendimento individualizado, o qual possui mesa, cadeira, tapete, jogos e um computador.
O ambiente foi tranqüilo e já era conhecido pelo aluno.
Relato da aplicação da prova
1º) Transformação da bolinha em salsicha
2º) Transformação da bolinha em bolacha
3º) Divisão da bolinha em vários pedaços
Análise
O aluno mostrou satisfação em ser convidado para participar do teste. Não apresentou nervosismo em nenhum momento, até mesmo porque ele não tem consciência do que significa um teste, pois não está acostumado a isto.
Observamos que este aluno se encontra no estádio Pré-operatório por apresentar características semelhantes a este estádio. O aluno tem 12 anos de idade e apresenta algumas características do estádio Operatório Concreto, mas as características predominantes se referem ao estádio anterior. Acreditamos que o quadro de deficiência mental do aluno possa contribuir para esta situação.
Neste estádio a criança já é capaz de conservar objetos que não estão mais em seu campo visual, procurando-o em outros lugares. Foi isto que aconteceu com nosso aluno, pois quando visualizou o experimentador transformar um dos dois pedaços de bolinhas em salsicha ou bolacha, foi capaz de dizer que se voltasse à forma de bolinha ficaria igual.
Neste período são constituídas as operações lógicas de classificação e seriação, conservações físicas de substâncias, peso, volume e conservações espaciais de comprimento, área e volume espacial e conceito de número. Porém o aluno apenas consegue realizar operações lógicas de classificação e seriação, pois em nosso teste, não conservou as quantidades de volume e massa.
Outro aspecto central do pensamento pré-operatório é a irreversibilidade do pensamento, a criança não consegue converter relações. A criança não consegue percorrer um caminho cognitivo, e então inverter mentalmente a direção, para reencontrar um ponto de partida.
Na aplicação do teste, o aluno não conseguiu responder as perguntas de antecipação feita pelo experimentador, pois não conseguiu formular mentalmente o processo de transformação da bolinha para a salsicha, bem como para a bolacha, ou o inverso.
Abraços!!!

Nenhum comentário: