sábado, 6 de junho de 2009

Autismo

A partir da leitura do texto "Autismo: Atuais Interpretações para antigas observações" de Cleonice Bosa, pude entender um pouco mais sobre este tema. Como a autora destaca "... o autismo é uma síndrome intrigante, porque desafia o nosso conhecimento sobre a natureza humana. Compreender o autismo é abrir caminhos para o entendimento de nosso próprio desenvolvimento".
Penso que algumas características são semelhantes na maioria dos casos, mas cada autista tem o seu ritmo e características próprias. Temos que desmistificar a idéia que todo autista vive isolado, não se socializa, não aprende e que apresentam o mesmo comportamento, pois como já vimos o autismo tem diferentes graus: severo, moderado e leve, por isso é importante conhecermos este aluno e estabelecer vínculos afetivo, pois esta aproximação irá influenciar tanto no desenvolvimento, quanto na sua aprendizagem.

Certamente, não é somente os autistas que possuem ritmo e caracteristicas próprias, pois todos nós, também temos as nossas particulariedades, somos seres únicos com nossas habilidades e dificuldades para determinadas situações que vivenciamos no dia-a-dia.

É fundamental o comprometimento do professor em observar, avaliar, pesquisar e usar estratégias adequadas para cada aluno, principalmente os nossos alunos com necessidades especiais, proporcionando a eles, melhor qualidade na vida escolar e do seu dia-a-dia com a família, amigos,etc.


Abraços!!!

Nenhum comentário: