sábado, 25 de abril de 2009

A Diversidade Étnica e a Formação da Família

Trabalhar com a noção de família é a melhor maneira de aprofundar as diversidades culturais existentes na sua realidade mais próxima, mostrando ainda que ela difere no tempo e espaço, conhecendo assim suas origens, seu desenvolvimento, suas semelhanças e diferenças.
Comecei o meu trabalho conversando com os alunos sobre a família, suas origens e costumes. Os alunos relataram oralmente o que sabem sobre a sua família: quem a compõe, quantas pessoas, se sabem o nome completo dos pais, avós, tios, primos, etc.
Desenharam a sua família e confeccionaram as casa onde moram, utilizando palitos de churrasquinho. Organizaram perguntas, onde os alunos iriam realizar em casa com os pais e também, deveriam trazer fotos da família.
Confeccionaram a árvore genealógica, com os membros da família e descobriram as suas origens, destacando as diferenças étnicas e seus costumes. Após, montaram o mosaico com fotos das famílias e perceberam que não havia negros e nem índios entre as pessoas ali expostas, mas descobriram que um colega, era bisneto de índio, pois ele comentou que seus pais haviam falado sobre o bisavô, porém não tinham fotos dele.
Realizaram um texto coletivo com as descobertas sobre as famílias da nossa turma, suas diferenças existentes e origens. É importante o respeito à diversidade, a individualidade de cada um e reconhecer a existência de diferentes modos de ser e viver, principalmente na família, na escola e na sociedade, onde vivemos numa pluralidade cultural.
Esta atividade foi realizada com a minha turma: EJA II, com idade entre 16 e 20 anos, da Escola de Educação Especial João de Barro APAE de Três Cachoeiras.

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