domingo, 29 de março de 2009

Educação Especial

Olá Pessoal!!!

Após, realizar a leitura dos textos e assistir aos vídeos propostos constatei as mudanças que ocorreram na história das pessoas com necessidades especiais no mundo e, em especial no Brasil. Percebi que a partir do século XIX, passou-se a estudar os deficientes de modo a procurar respostas para os seus problemas.
Assim, começou o que se chama de segregação institucional. O deficiente era tratado como doente em alguma instituição, excluídos da família e da sociedade, muitas vezes, passando ali, toda a sua vida.
Somente no final do século XX, houve um movimento de integração social, cujo objetivo era integrá-los em ambientes escolares.
Ainda, hoje evidenciamos pouco reconhecimento com relação aos portadores de deficiência física ou mental, pois percebemos que as pessoas demonstram certa indiferença e até mesmo medo, sem ao menos, conhece-los.
Mesmo considerando que as propostas pedagógicas contemporâneas buscam eliminar as práticas de segregação, é perceptível o estranhamento da sociedade quando nega o acesso à escola aos que tem uma condição distinta (física, comportamental, cultural...), na medida em que não provê seus espaços com condições necessárias para sua permanência e nem recursos materiais, capacitação de professores e adaptações arquitetônicas.

Abraços!!!

Um comentário:

By Benites disse...

Shirley!

Posso dizer que ainda estão no inicio as idéais sobre este tema.Um tema cada vez mais importante e sedento de conhecimento para receber em nossas escolas, alunos especiais.
OK.
Benites