sábado, 25 de abril de 2009

Dilema Ético

Após, analisar os argumentos realizados pelo meu grupo, que deveria refutar e contestar a decisão do Antropólogo francês, com os contra argumentos, do grupo 3 que defenderia a posição do mesmo, percebi que no primeiro momento, quando li o texto “O Dilema do antropólogo francês”, tinha a mesma visão do grupo que defendeu as atitudes que ele tomou, onde mentiu aos nativos sobre que todos os homens brancos eram mensageiros dos Deuses.
O francês estava certo em não interferir nas crenças e na cultura de muitas gerações, pois é daquela forma que aquele povo acredita e vive na qual deve ser respeitada e valorizada.
Mas, quando tivemos que argumentar contra a atitude dele, comecei a analisar melhor a situação e percebi que nem tudo que parece certo é realmente o correto, que deveríamos ver os dois lados e tomarmos uma decisão com um novo olhar, mais crítico e observador.
Mesmo sendo um pesquisador, o antropólogo francês, foi ambicioso e ganancioso, pensando apenas nos seus ideais e princípios de explorar e conhecer aquele povo sua cultura e crenças, deixando-os a mercê de pessoas inescrupulosas que poderiam levá-los a morte.
Ele não deveria afirmar algo, que não era verdade, pois mesmo não querendo interferir na vida daqueles nativos, esconder ou negar a verdade, deixa claro, que os povos não devem conhecer outras realidades, o que é uma ignorância das pessoas que pensam assim.

Nenhum comentário: