quarta-feira, 16 de julho de 2008

Espaço e Tempo

É interessante como os conceitos de espaço e tempo estão presentes em nossas vidas diariamente, pois perceber e reconhecer esta passagem do tempo e do espaço é fundamental em nossas vidas.
Compreender que a sociedade vive em constantes transformações e também de inúmeros acontecimentos faz com que percebamos que o tempo não para, e que existem lugares e paisagens que mudam por influência do homem sobre o meio onde vive.
As Interdisciplinas desse IV semestre proporcionaram uma visão maior sobre esses conceitos de Espaço e Tempo, numa dimensão que envolve não só as Interdisciplinas de Estudos Sociais, Ciências Naturais, Matemática e do Seminário Integrador IV, mas em outras disciplinas, pois Espaço e Tempos, estão presentes em todos os momentos de nossas vidas.
Essas reflexões apontam para a compreensão de que os processos pedagógicos não podem ser tratados isoladamente, de uma forma fragmentada e foi assim, que percebi que esses conceitos de espaço e tempo estão integrados em todas as Interdisciplinas.
O trabalho da Interdisciplina de Estudos Sociais, sobre a “Linha do Tempo” e “Aprendendo a Conviver”, que desenvolvi na minha turma, na escola onde trabalho, proporcionou-me interligar as atividades das outras Interdisciplinas, nesta mesma proposta de trabalho.
Foram realizadas entrevistas com os pais dos alunos, avós e parentes, pesquisaram nos álbuns das famílias, em cartas, acontecimentos que ocorreram simultaneamente no ano e no mês do seu nascimento, passeios pelo bairro, município e ruas próximas à escola e a casa dos alunos.
Nestas atividades foram desenvolvidas noções de espaço e tempo, envolvendo também, cálculos de adição e subtração, gráficos, medidas e frações. (Matemática). Perceberam através de pesquisas as mudanças ocorridas no meio ambiente e se foi o tempo ou as pessoas que modificaram o lugar e o espaço, onde vivem nas casas, ruas, bairros, etc. (Ciências Naturais).
E para finalizar o espaço que foi disponibilizado nas aulas para perguntas, indagações e questionamentos a respeito do trabalho proposto. (Seminário Integrador IV).
Como trabalho numa Escola de Educação Especial com alunos com deficiência mental é importante respeitarmos e valorizarmos as individualidades dos alunos, principalmente com relação a espaço e tempo, onde apresentam diferenciações significativas, devido as suas dificuldades nas áreas do conhecimento.
Sua aprendizagem ocorre de forma lenta, pois precisa de mais tempo para poder compreender e estruturar as noções de espaço e tempo, mesmo porque a idade cronológica nestes casos, não pode ser usada como referência. Além disso, existem alunos, que precisam se organizar no espaço como os cadeirantes, autistas e outros que em virtude de suas limitações precisam se localizar e se adaptar aos diferentes tipos de lugares.
Por isso, devemos propiciar aos nossos alunos a construção da sua auto-estima, alimentando e incentivando a sua curiosidade, cooperação, responsabilidade, autonomia e alegria de viver, contribuindo assim, para o seu desenvolvimento global e a sua independência pessoal.

Abraços!!!

Shirley


Nenhum comentário: