sexta-feira, 20 de junho de 2008

Aprendendo a Conviver

Trabalho com os meus alunos em Estudos Sociais, a importância de conhecermos a história de vida de cada um, da comunidade e da existência de diferentes culturas.
E para perceberem as diferenças culturais, realizamos atividades diversificadas como passeios, pesquisas com álbuns e cartas da família e do município, etc. Elaboram painel com retratos de suas famílias, recortes de jornais, desenhos e pinturas feitas por eles mesmos. Produzem textos individuais que após, irão montar um livro da vida.
Os alunos realizam entrevistas com seus pais, tios e avós, sobre as gerações passadas, construindo a árvore genealógica. Eles acharam interessante como algumas famílias são tão pequenas ou grandes, algumas tem mais meninas do que meninos, que algumas famílias vieram de outros paises e agora moram aqui, são de religiões diferentes, mas através de gráficos feito pelos alunos constataram que na turma, há mais católicos, etc.
As aulas de Estudos Sociais se tornam muito mais interessante, quando os alunos descobrem que são seres históricos e que conseguem estabelecer a diferença entre eles, a partir de suas próprias vivencias do seu cotidiano, no passado, presente e no futuro.


Abraços!!!
Shirley

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Shirley,

Adorei o relato da experiência com os alunos. Se quiseres "ilustrar" melhor , poderias socializar os gráficos. Confesso que fiquei curiosa para saber mais...
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie