quarta-feira, 16 de julho de 2008

Construções e Reconstruções Pessoais

Todas as Interdisciplinas trabalhadas no eixo IV foram fundamentais para o meu crescimento, tanto profissional como pessoal, portanto todas as atividades realizadas contribuíram para ampliar e adquirir novos conhecimentos, principalmente de Espaço e Tempo.
Porém, quero destacar a Interdisciplina de Estudos Sociais, que me proporcionou um novo olhar para essa disciplina, que antes apenas a considerava e trabalhava com datas comemorativas, como Páscoa, dia das mães e dos pais, dia do Índio, Natal, sete de setembro, e heróis patrióticos como Tiradentes, etc.
Os métodos utilizados eram baseados na memorização e na repetição oral dos acontecimentos, numa concepção que passava a idéia de uma história pronta e acabada.
Através dos textos estudados, percebi que a disciplina de Estudos Sociais, preocupa-se em desenvolver na criança e com ela, a visão de totalidade da sociedade, mostrando que é uma ação de todos, dentro de uma prática concreta, num processo dinâmico e contínuo.
Assim, as crianças começam a sentirem-se sujeitos dessa história, e em conseqüência, mais fortes nas suas relações e mais participantes e atuantes nas atividades.
Cabe a escola facilitar esta compreensão, possibilitando no processo inicial da sua escolarização o reconhecimento pela criança que o ser humano constrói a sua história, a partir das suas relações estabelecidas pelas pessoas no Tempo e no Espaço.
É interessante como a disciplina de estudos Sociais, apresenta uma nova visão de trabalho, onde nos possibilita entender que, todos nós, somos seres históricos e que participamos de diferentes grupos sociais.
A criança quando estuda, através de pesquisa, a história de sua vida, ela perceber-se como um personagem da mesma, e irá compreender que faz parte de um coletivo, das noções de tempo, de semelhanças e diferenças, de mudanças e permanências. São importantes as comparações entre o hoje e o ontem nos diferentes locais.
Dependendo da sociedade, do contexto histórico em que o ser humano está inserido, existem diferentes visões do mundo, de como se colocar, de como interpretar e se relacionar com ele, assim é fundamental que o professor saiba que não existe uma verdade absoluta, mas várias interpretações dos diferentes olhares a respeito dos fatos e processos históricos.
É importante que no planejamento do ensino de Estudos Sociais, trabalhe os conteúdos voltados para o cotidiano do aluno, onde devemos respeitar o saber prévio dos mesmos, os seus interesses e as diferenças culturais existentes na comunidade, tornando assim, uma aula mais ativa e eficaz,
Para que isto, aconteça de fato, o professor precisa planejar para poder alcançar os seus objetivos e metas, que visam ações organizadas, flexíveis e significativas. O aluno passa de um ser passivo, nas aulas, para um ser ativo, a procura de hipóteses e soluções, para as suas dúvidas, através de pesquisas na família, na comunidade, em revisas, jornais, nos passeios em museus, bibliotecas, no bairro, etc.
Trabalho com os meus alunos em Estudos Sociais, a importância de conhecermos a história de vida de cada um, da comunidade e da existência de diferentes culturas.
E para perceberem as diferenças culturais, realizamos atividades diversificadas como passeios, pesquisas com álbuns e cartas da família e do município, etc. Elaboram painéis com retratos de suas famílias, recortes de jornais, desenhos e pinturas feitas por eles mesmos. Produzem textos individuais que após, irão montar um livro da vida.
Os alunos realizam entrevistas com seus pais, tios e avós, sobre as gerações passadas, construindo a árvore genealógica. Eles acharam interessante como algumas famílias são tão pequenas ou grandes, algumas tem mais meninas do que meninos, que algumas famílias vieram de outros paises e agora moram aqui, são de religiões diferentes, mas através de gráficos feito pelos alunos constataram que na turma, há mais católicos, etc.
As aulas de Estudos Sociais se tornam muito mais interessante, quando os alunos conseguem descobrir a diferença entre eles, a partir de suas próprias vivencias no seu cotidiano, no passado, presente e no futuro.

Abraços!!!

Shirley

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