quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Lúdico

Sabemos que o brinquedo, independente de ser novo, velho, grande ou pequeno, é um suporte que a criança utiliza na sua brincadeira, mas para nós professores, é fundamental entendermos que o importante nesta brincadeira, é a forma com que ela brinca, pois só assim poderemos compreender e perceber quando está brincadeira, é ou não é, uma brincadeira lúdica.
Quando a criança brinca com uma boneca, de maneira espontânea, criando, imaginando, experimentando e sonhando, podemos perceber que ela está usando o brinquedo, no caso a boneca, como um objeto para um mundo imaginário, encantado do faz de conta, sem medos ou receios, de ser repreendida. Através do brinquedo, no caso a boneca, a criança elabora e coloca em prática suas fantasias e conhecimentos de forma livre e espontânea.
Ao contrário, quando o brinquedo, torna-se uma obrigação, está brincadeira deixa de ser lúdica, pois quando ela é obrigada, torna a brincadeira uma tortura ou castigo, para a criança. E, sabemos que o prazer de brincar é fundamental na ação lúdica.
A palavra jogo tem várias formas de interpretá-la, por isso devemos compreendê-las para podermos diferenciá-las. Quando a criança joga de forma lúdica, apenas pelo prazer de jogar, torna esta brincadeira mais alegre, descontraída e prazerosa. Mas, quando a criança quer demonstrar ser superior à outra pessoa, torna-se um jogo de competição com o intuito de apenas ganhar, onde a conquista maior é a vitória.


Caillois(1986) afirma:”Assim, o jogo, a brincadeira, o lazer enquanto atividades livres, gratuitas são protótipos daquilo que representa a atividade lúdica e longe estão de se reduzirem apenas a atividades infantis”.
Abraços!!!
Shirley

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Shirley,

Ficou excelente esta postagem, trazes os conceitos de forma clara, ao longo do texto, e a teoria que os define. Terias algum exemplo observado em sala de aula que pudesse ilustrar os conceitos? Se tiver, registre...Um carinhoso abraço, Profa. Nádie