terça-feira, 16 de outubro de 2007

"Evidência e Argumentação"

Adoro assistir filmes de suspense, drama, romance, policial e ficção, mas ao iniciar o filme "Doze homens e uma sentença", em preto e branco e muito antigo, fiquei pensando: "Deve ser monótono e cansativo".
Foi a primeira evidência e argumentação que fiz sobre o filme,
mas aos poucos, fui me envolvendo na história e percebi que, o que "PARECE" tão "EVIDENTE", pode não ser.
É fundamental a argumentação, pois é através dela que podemos refletir e modificar o nosso pensamento e dos outros, sobre algo que até então, parecia CORRETO.
O grupo de jurados eram pessoas com interesses diferentes,
mas tinham nas mãos, o poder de julgar uma pessoa. Observei que, queriam terminar logo com este julgamento, condenando o réu, com as evidências que foram apresentadas no Tribunal.
Apenas um jurado, não concordou com os demais,
trazendo dúvidas a respeito das evidências apontadas. No início, todos foram contra e não admitiam que por causa
de uma pessoa, não poderiam dar a sentença final.
As argumentações, que o jurado nº8 fez,
de algumas evidências, que até então pareciam certas, fizeram que outros jurados, mudassem de opinião sobre o réu, julgando-o inocente, pois não tinham mais certeza do contrário e, assim não podiam condená-lo.


Gostei muito de assistir ao filme !


Abraços!!!

Shirley




Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi Shirley,

O teu portfólio está sendo muito revelador. Infelizmente na EaD não temos tantas oportunidades, quantas gostaríamos, de poder conhecer a fundo nossos alunos. Através dos teus registros foi possível te conhecer um pouco mais e apreciar as descobertas que as interdisciplinas estão proporcionando. Continue fazendo os teus registros e nos proporcionando o prazer de te conhecer melhor!
Um grande abraço,
Profa. Nádie