quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Considerações Finais

O curso de graduação em Pedagogia a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, proporcionou-me um crescimento significativo com relação a minha prática pedagógica e no convívio com o grupo de professores da escola em que leciono, oportunizando a troca de experiências, o trabalho em equipe, a reflexão e análise, referente à qualidade do ensino.

E, foi a partir das teorias e metodologias apresentadas de uma forma interdisciplinar que percebi o quanto devemos valorizar e oferecer aos nossos alunos uma educação que lhe proporcionem oportunidades de aprendizagens, numa perspectiva de totalidade, superando a visão fragmentada do conhecimento, buscando sempre novas possibilidades, trilhando outros caminhos e reconhecer que o conhecimento não é algo dado, mas construído com a junção de saberes e fazeres.

Ser professor hoje é buscar, articular teoria e prática, pois é necessário desenvolvermos atitudes e práticas significativas e coerentes, através de leituras e compreende-las a partir de referenciais teóricos no intuito de melhorar, ampliar e adquirir novos conhecimentos. A sala de aula é um espaço privilegiado para a produção do conhecimento, para a soma de experiências, para o debate e principalmente o esclarecimento de dúvidas.

Conforme a concepção sócio-histórica ou sóciointeracionista, de Vygotsky (1989), o sujeito constitui sua subjetividade e constrói seu conhecimento a partir de suas interações com o meio e com o outro, em uma relação que é dialética. As interações que o sujeito estabelece são fundamentais para o seu desenvolvimento, em todos os aspectos – biológico, cognitivo, cultural e social.

Muitas aprendizagens e descobertas ocorreram complementando e aprimorando a minha prática pedagógica no processo ensino/aprendizagem, principalmente com relação: ao levantamento prévio dos conhecimentos dos alunos, o diálogo, o trabalho em grupo como interação com o outro para a construção do conhecimento, no caso, com um colega mais experiente; e a relação entre teoria e prática, para a fundamentação de minhas ações pedagógicas.

O Portfólio de Aprendizagens foi um instrumento importante que possibilitou refletirmos, e avaliarmos as aprendizagens ocorridas durante o curso de graduação em pedagogia, oportunizando uma análise da nossa prática pedagógica com relação ao que já sabíamos e aos novos conhecimentos adquiridos.

Hoje, mais do que nunca, as novas tecnologias de comunicação e informação, estão presentes diariamente em nossas vidas, no desenvolvimento e na elaboração das atividades como aluna da UFRGS e, também, na minha prática pedagógica, onde essa ferramenta foi fundamental, pois além de tornar as aulas mais prazerosas e gratificantes, proporcionaram aos alunos a interação com o mundo a sua volta, através de contato com as informações e pessoas para além do concreto.

Para mim, foi um grande aprendizado, pois como já leciono há mais de dezessete anos, percebi as mudanças que ocorreram na minha prática pedagógica, a partir do meu ingresso no curso de graduação em Pedagogia da UFRGS.

2 comentários:

Fabiana disse...

É Shirley,
tua postagem reflete o que viveste neste quatro anos...Foram muitas as transformações ocorridas tanto na prática docente quanto na vida pessoal após o ingresso da UFRGS em tua vida...
E os quatro anos passaram...Primeiro foi o vestibular...A primeira aula presencial....Os semestres um a um...Workshops...Estágio...TCC...Muita tecnologia...Enfim, agora o foco é a formatura...
Parabéns pelo trabalho realizado e feliz final de semestre...
Abração!

Nadie Christina disse...

Oi querida,

foi com muita satisfação que li a tua última postagem. Meus parabéns pela conquista que reflete o teu esforço e comprometimento. Foi um imenso prazer ter sido tua professora!
Um grande beijo e muitas saudades,
Profa. Nádie