sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Pedagogia de Projetos

O trabalho por projetos favorece a cooperação, a participação, o diálogo, e a integração dos conteúdos a partir de uma temática, de forma contextualizada, partindo do interesse e curiosidade dos alunos, através da pesquisa de diferentes fontes como conversas, livros, internet, experiências, etc.
Ele torna a aprendizagem muito mais ativa, interessante e prazerosa, pois permite que aluno através das investigações de diferentes maneiras, busque a solução de um problema, sendo este o ponto de partida para uma temática a ser pesquisada. Este tipo de trabalho globaliza o conhecimento de forma flexível, levando em consideração, principalmente o conhecimento prévio dos alunos.


Sou a favor do trabalho por projetos, mas o mesmo apresenta muitos desafios, que devemos observar e tentar resolvê-los, como a definição do tema ou eixo temático, pois é em torno dele, que todo o trabalho será desenvolvido, por isso a importância do tema ser do interesse dos alunos, tornando as aprendizagens mais significativas. Outro desafio que muitos professores enfrentam na realização do trabalho por projetos, é na ruptura das práticas tradicionais que às vezes, sem perceber trazem informações ou respostas prontas referentes ao trabalho, impedindo assim que o aluno pense por si mesmo e construa o seu próprio conhecimento. O modo de avaliação, também é outro grande desafio que enfrentamos, pois o mesmo deve ser observado e registrado em todo o desenvolvimento do projeto e não somente no final deste trabalho.
É um desafio que devemos enfrentar e buscar meios para que possamos resolver tais dificuldades que encontramos no decorrer de um trabalho por projetos.

Abraços!!!
Shirley

Um comentário:

Roberta disse...

Shy!!

Os projetos são mesmo um mar desconhecido que vamos mergulhando e aos poucos descobrindo os seus verdadeiros tesouros.
É muito importante trabalharmos com a curiosidade dos nossos alunos, já que isso fará com que eles se tormem os verdadeiros protagonistas de suas aprendizagens.

Abraços
Roberta