A partir da leitura dos textos propostos no enfoque temático 2, da Interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, percebi que encontro no meu cotidiano escolar elementos da pedagogia de Comênio, onde trabalho com meus alunos a partir da realidade das crianças, valorizando as suas experiências e potencialidades. Considero importante o trabalho com imagens, pois permite que o aluno faça a leitura da mesma, expressando-se oralmente, como preparação para futura alfabetização.
As idéias de Comênio foi um marco para a educação na sua época, propiciando mudanças na metodologia de ensino, e que até hoje, podemos perceber os vestígios das suas idéias, que encontramos em algumas das nossas escolas como educação para todos, construção do conhecimento através da experiência, observação e ação.
Segundo Jan Amos Comênio, "A proa e a popa da nossa Didática será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais”.
As idéias de Comênio foi um marco para a educação na sua época, propiciando mudanças na metodologia de ensino, e que até hoje, podemos perceber os vestígios das suas idéias, que encontramos em algumas das nossas escolas como educação para todos, construção do conhecimento através da experiência, observação e ação.
Segundo Jan Amos Comênio, "A proa e a popa da nossa Didática será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais”.
Abraços!
Shirley
Um comentário:
Shy!!
Que bom que ao ler os textos desse semestre tu consegues relacionar com a tua prática em sala de aula. É exatamente esse o objetivo do nosso curso.
Abraços
Roberta
Postar um comentário