domingo, 26 de outubro de 2008

Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar

A partir da leitura realizada do texto “Organização curricular da escola e avaliação de aprendizagem” de Maria Beatriz Gomes da Silva, considero fundamental a construção do Projeto Político Pedagógico pelos pais, professores, alunos e funcionários, pois somente com o comprometimento de todos construiremos uma escola de qualidade, respeitando, valorizando e oportunizando nossos alunos a serem mais participativos, críticos, criativos e atuantes na sociedade.
Trabalho numa Escola de Educação Especial e este ano estamos aprimorando o nosso Projeto Político Pedagógico, já realizamos reuniões com os pais, professores, alunos e funcionários.
As concepções e normas do P.P.P e do Regimento Escolar não precisam de modificações, com relação ao currículo e avaliação, pois já trabalhamos com o regime ciclado, o que considero fundamental, pois possibilita a aprendizagem dos alunos, numa idéia de totalidade, respeitando o ritmo de cada um, as diferenças individuais, suas experiências e o contexto em que está inserido, visando assim a inclusão na sociedade, tornando-a mais democrática e justa.
Como diz Maria Beatriz Gomes da Silva “Isso implica, necessariamente, no estabelecimento de uma ética curricular que respeita os percursos individuais, mas que impõe o trabalho coletivo com vistas à consolidação de uma sociedade democrática”. (p.2 do texto “Organização curricular da escola e avaliação de aprendizagem”).
A avaliação não podia ser diferente, onde são realizadas ao longo do semestre, acompanhando o desenvolvimento do aluno, através de observações diárias e contínuas, respeitando, o ritmo próprio de aprendizagem de cada um. Além, de dar oportunidade ao professor de reformular ou criar novas metodologias de trabalho, para alcançar os objetivos propostos. Por isso, acredito que currículo e avaliação são indissociáveis.
Abraços!!!
Shirley



Um comentário:

By Benites disse...

Shirley!

Esta liberdade de trabalho e com muita participação, são elementos necessários a inovação e a criatividade. O resultado de tudo isto é uma aprendizagem mais profunda para cada aluno.
Ok.
Benites