terça-feira, 7 de outubro de 2008

APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA


A partir da leitura do texto “Aprendizagem na vida adulta” de Tânia Beatriz Iwaszko Marques, percebi que somos sujeitos em constante processo de aprendizagem, independente da idade cronológica.
O que aprendemos numa determinada fase de nossas vidas é importante para o nosso crescimento intelectual e emocional, pois é através das nossas ações e como lidamos com estas situações de alegria ou tristeza é que vão propiciar um equilíbrio para as fases posteriores.
Como diz Piaget “Os estágios de desenvolvimento obedecem a uma ordem de sucessão constante e apresentam idades variadas”.
O adulto como os jovens e as crianças aprendem na interação com o meio, a relação que tem com as outras pessoas, como lidam com as situações do seu dia-a-dia e como controlam suas emoções, por isso a idade pode variar em cada estágio de desenvolvimento do adulto.
O meu relacionamento com as pessoas que convivo, colegas, professores e com os meus próprios alunos é de diálogo, trocas de experiências, discussões, reflexões que são importantes para o meu crescimento e desenvolvimento cognitivo.
Saber ouvir, ser paciente, responsável, comprometido e respeitar as opiniões dos outros são essenciais para um bom convívio com as pessoas. E como professora é importante pensarmos e analisarmos as nossas palavras e ações, pois elas poderão construir ou destruir os sonhos dos nossos alunos.

Abraços!!!

Um comentário:

By Benites disse...

Shirley.

Você tem razão, temos que cuidar muito o que dizemos frente aos nossos alunos. A nossa postura de educador passa pelo repeito do pesamento das crianças. Valorizar seus sonhos é valorizar o futuro delas. Por isso a necessidade de cada vez mais sermos estudiosos e interessados.
Continue postando suas reflexões das outras interdisciplinas.
Ok.
Benites