segunda-feira, 14 de abril de 2008

Concepção de Natureza: relação ser humano e ambiente

Esta primeira atividade da Interdisciplina Representação do Mundo pelas Ciências, foi muito interessante, pois conseguimos analisar, os trabalhos, através das representações de natureza, que realizamos na aula presencial, e poder assim, avaliarmos nossas concepções sobre ela, desde a infância, até os dias de hoje.
Observando os desenhos das minhas colegas, percebi que a palavra que teve as representações mais semelhantes foi à ÁRVORE. A explicação para isso, é porque esta palavra na nossa mente retrata uma imagem real que está presente na nossa memória, desde a nossa infância, onde nos apresentaram um modelo pronto, que apenas deveríamos reproduzi-la.
A palavra que foi mais difícil de representar foi a SAUDADE, pois desenhar algo que não podemos ver e nem tocar é simplesmente difícil de representar. O que não é visível aos nossos olhos é muito difícil de desenhá-la.
A palavra que teve as representações mais diferentes foi a FORÇA, pois cada um apresentou um desenho, de acordo com a sua própria compreensão sobre esta palavra.

Percebi que as palavras abstratas, que envolvem sentimentos, não tiveram um modelo pronto a seguir, desde a nossa infância, e assim, cada um teve que representar, com base nas suas experiências de vida, tornando assim, impossível ter desenhos semelhantes ou iguais.

Abraços!!!

Shirley

Nenhum comentário: