quarta-feira, 26 de maio de 2010

5ª Semana de Estágio

Durante esta semana foram realizadas várias atividades diversificadas que proporcionaram questionamentos e reflexões importantes dos alunos com relação a valores para uma boa convivência nos grupos sociais em que participa.
Por isso, o trabalho sobre Solidariedade, juntamente com os outros valores de cooperação, respeito, amizade, carinho, companheirismo, honestidade, etc., foram fundamentais, não só para o conhecimento das palavras acima, mas para que pudessem refletir sobre as suas ações e atitudes a este respeito. São momentos de auto-avaliação, onde cada aluno relatou suas próprias vivencias pessoais.
"O que se precisa é possibilitar, que, voltando-se sobre si mesma, através da reflexão sobre a prática, a curiosidade ingênua, percebendo-se como tal, se vá tornando crítica". (FREIRE, 2001 p. 43)

As atividades que envolvem ações e reflexões sobre algum assunto, tornam as aulas mais dinâmicas e atraentes, oportunizando aprendizagens mais significativas, principalmente quando contextualizada ao seu dia-a-dia.

"Quando a prática é tomada como curiosidade, então essa prática vai despertar horizontes de possibilidades. [...] Esse procedimento faz com a que a prática se dê a uma reflexão e crítica". (FREIRE; NOGUEIRA, 1993, p. 40).



Referências Bibliográficas

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. Que fazer: teoria e prática em educação popular. Petrópolis, 1993.

Um comentário:

Roberta disse...

Shy!!

Vejo pelos teus relatos que o diálogo é o teu aliado. Ao trabalhar com portadores de necessidades especiais esse se faz um momento ímpar, onde eles podem expressar o que sabem.

Abraços
Roberta