sexta-feira, 2 de abril de 2010

Estágio 2010/1 - Observação

Esta semana foi muito importante, pois começamos a observar e a investigar a turma que iremos estagiar neste semestre. Como farei estágio na mesma escola onde trabalho, foi bem tranqüilo e interessante, pois a turma da Educação de Jovens e Adultos EJA II, são os alunos que eu, já havia dado aula para eles, no ano passado. Conversei com a professora titular, sobre os alunos, quais os interesses, o que eles estão trabalhando até aquele momento. A professora está grávida e vai sair de licença maternidade no dia 12/04/10, o dia que irei assumir esta turma para realizar o meu estágio.

Como a escola, neste ano, está comemorando 20 anos, as turmas irão realizar projetos que envolvam a escola. Ela comentou que estavam trabalhando o projeto “As Conquistas artísticas”, onde os alunos pesquisaram nas atas da escola, jornal local e fotos sobre as conquistas dos alunos no teatro, na dança e no esporte. Alguns alunos participaram de muitas atividades como Olimpíadas Apaeanas, Festival Nossa Arte, Novos Talentos que são organizados pelas escolas do município.

Com este projeto a professora desenvolveu os conteúdos de português, matemática, geografia e artes. Eles participaram com interesse e entusiasmo das atividades, onde descobriram o quanto é importante para suas vidas este reconhecimento e esta valorização do trabalho dos alunos na sociedade.

A professora então, falou que é interessante que eu, entre com outro tema que envolva a escola, pois este “As Conquistas artísticas”, já foi bem trabalhado e eles estão com outros interesses. Vou começar a observar para ver, quais os interesses e dúvidas que eles estão passando, para iniciar um novo projeto.

Abraços!!!

Shirley

2 comentários:

Rosângela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosângela disse...

Oi Shirley,

O período de observação é bastante importante, pois nos permite levantar aspectos que são relevantes para o planejamento, como: interesses da turma, nível de aprendizagem, dificuldades, peculiaridades individuais, etc.
Concluída a observação, é possível construir, a partir de um olhar reflexivo, um diagnóstico da turma que dá uma visão geral do grupo. Mas não se trata nunca de pensá-lo como algo fechado, rígido, pois os alunos sempre podem nos surpreender e, ao longo do trabalho, podemos perceber elementos que não vimos no período de observação.

Traga mais elementos a respeito do que observaste em relação à turma.

Seguimos dialogando!
Beijos, Rô Leffa