segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Plano Individual de Estudos

O Plano Individual de Estudos (PIE) foi muito importante e necessário, para a continuidade dos meus trabalhos do eixo V da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pois proporcionou-me uma organização e compreensão dos textos disponibilizados nas Interdisciplinas.
Face aos problemas e desafios, que encontrei para organizar horários para ler os textos e trocar idéias com outros colegas, achei necessário priorizar um tempo e horário específicos para estes momentos acontecerem de fato, sanando assim as dificuldades que estava acontecendo pela falta de tempo para a realização das leituras propostas pelas Interdisciplinas.

Objetivos:
# Participar de um grupo de estudos, semanalmente, para trocas de idéias, questionamentos e dúvidas existentes sobre os textos e atividades sugeridas pelas Interdisciplinas.

# Realizar a leitura dos textos sugeridos pelas Interdisciplinas em tempo suficiente para realizar as atividades propostas, com mais compreensão, segurança e conhecimento teórico.

Estratégias/Recursos
# Convidar algumas colegas que queiram participar, juntamente comigo de um grupo de estudos com encontros semanais, com dia e hora marcados. Pedir ajuda à tutora do Pólo, para organizarmos um dia da semana de estudos para conversarmos, trocarmos idéias e esclarecer dúvidas sobre as atividades da semana.

# Determinar uma hora por dia, semanalmente, na minha casa, para a realização das leituras sugeridas pelas Interdisciplinas. Poderei assim, realizar as atividades com embasamento teórico nos textos propostos.

# Imprimir os textos, logo que são colocados no ambiente Rooda e buscar informações, além das que o curso oferece, através de pesquisas em livros e na internet.

Para a implantação dessa proposta, convidei três colegas que já trabalham na mesma escola que eu, facilitando os nossos encontros, pois após o trabalho nos reuníamos ali mesmo. No inicio foram estabelecidos dois dias por semana, até conseguirmos realizar as atividades no tempo proposto. O contato sistemático com este grupo de colegas foi fundamental, para enriquecer e aprimorar os conhecimentos das Interdisciplinas.
Consegui, também, realizar as leituras, em casa, estipulando uma hora, três vezes por semana e a imprimir os textos sugeridos na escola onde trabalho.
A participação no Grupo de Estudos exigiu diversas coisas como comprometimento e responsabilidade, respeitando os horários estabelecidos com as colegas.
Considerando alguns eventuais transtornos em determinados momentos, do trabalho em grupo, devido a compromissos particulares, foi muito satisfatório os encontros, pois discutimos, debatemos e questionamos sobre os trabalhos a serem realizados, tirando dúvidas e ansiedades do momento, e assim, aprimorando a nossa prática pedagógica.

Abraços!!!
Shirley

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida!

Está excelente a tua reflexão sobre o PIE, especialmente o detalhamento das estratégias adotadas. Espero que tenha continuidade no Eixo VI e estou curiosa para ver o relato das colegas sobre a experiência compartlhada no grupo de estudos.
Um carinhoso abraço,
Profa. Nádie