terça-feira, 27 de maio de 2008

Representações da Natureza


Foi muito interessante, a atividade que realizamos, na aula presencial, sobre representações da natureza, pois através da análise dos trabalhos dos colegas, pude constatar que há palavras que logo lembramos por serem representações mais usuais, mas em outras, não são tão simples, visto que não fazem parte do nosso dia-a-dia ou porque se referem a sentimentos e emoções que não costumamos expressar por meio de desenhos. Isso decorre do fato, de cada pessoa interpretar e assimilar o mundo a sua volta, da sua maneira.
Realizando esta mesma atividade com os meus alunos, verifiquei a dificuldade deles, também, em representar as palavras de sentimento, pois alegaram que não possuem forma definida, mas percebi que as diferentes representações, refletem as diferentes formas como cada um pensa e tenta representar a seu modo.
Quando se ensina ciências ou qualquer outro conteúdo, não se pode ignorar os conhecimentos prévio dos alunos, os saberes que são construídos no seu dia-a-dia e que devem ser valorizados pelo professor. É dessa forma que passamos a construir o conhecimento cientifico, onde os alunos poderão expor e confrontar suas idéias, discutir, pesquisar, questionar com os seus colegas, elaborando conceitos mais gerais sobre os assuntos abordados.
Segundo Giordan, 1996, “É a partir dos problemas e interesses dos nossos estudantes que podemos integrar novas informações e conceitos, ampliando aquelas visões iniciais”.
Considero importante trabalhar, em ciências, partindo do que os alunos já sabem e poder assim, ampliar os seus conhecimentos com os temas científicos.
Iniciamos este ano, na minha escola, o projeto “Respeito à Vida” com o tema “Preservação da Natureza”, pois muitos alunos estavam falando de um colega que estava arrancando flores do jardim da escola. Cada aluno desenhou e explicou para os colegas o que entendia por natureza.
Após, realizamos um passeio pela comunidade, para que eles pudessem interagir com a natureza, observando tudo o que está a sua volta. Houve momentos para expor em grande grupo, o que viram e sua importância de preservá-la.
Pesquisamos em livros e na internet, conversa com seus pais, através de entrevista para saber o que mudou do seu tempo até hoje, etc. Ainda, estamos trabalhando este assunto, pois eles trouxeram informações importantes sobre as conversas com seus pais. Assim, estarão construindo novos conhecimentos com relação aos seus conhecimentos anteriores.




Abraços!!!



Shirley

Nenhum comentário: