domingo, 11 de novembro de 2007

ATIVIDADES LÚDICAS

Entrevista da professora Tânia Ramos Fortuna
Programa Comportamento da TV COM

A entrevista da professora Tânia Ramos Fortuna foi muito interessante e esclarecedora, pois nos mostra que o brincar é uma das atividades mais importantes para o ser humano.
Nós, professores, devemos priorizar e reconhecer a importância do lúdico nos projetos que desenvolvemos em sala de aula, por que uma experiência marcada pela ludicidade pode ser muito significativa para o sujeito que brinca.
Segundo a psicopedagoga Tânia Ramos Fortuna “Uma das características da ludicidade é exatamente o quanto ela nos conecta conosco e com o mundo, pintando com tons de importância a tudo o que nos cerca”.
As atividades que são realizadas de forma lúdica são muito mais significativas para a pessoa que brinca, pois é através da brincadeira que o sujeito interage e se conecta com o mundo de forma espontânea, criativa, livre, sem medos ou receios, num clima de descontração, tornando este momento mais prazeroso e significativo.
É fundamental, que o professor proporcione atividades lúdicas aos seus alunos, por que mais do que ser uma atividade espontânea e natural, o brincar favorece o desenvolvimento e a aprendizagem a pessoa que brinca.
Como disse Tânia Fortuna “Uma aula lúdica, que consegue estabelecer um clima de desafio, de surpresa e mistério para quem aprende e para quem ensina, é uma aula que contribui para a aprendizagem efetiva deste aluno”.
O professor que trabalha numa perspectiva lúdica, sem dúvida, desenvolverá atividades mais enriquecedoras, criativas e prazerosas, envolvendo os seus alunos de tal forma, que tornará estes momentos mais significativos para a sua vida.
Abraços!
Shirley

Um comentário:

debora disse...

Olá, meu nome é Débora, sou de SP/Praia Grande estou fazendo pós em inclusão deficiencia intelectual,meu tcc será sobre atividades lúdicas no processo educativo de pessoas com DI,li seu artigo, acrescentou muito para o meu trabalho. Caso tenha bibliografia para indicar ficaria muito grata. Meu e-mail deborabeni@hotmail.com
obrigada