segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Múltiplas Linguagens

A partir do texto “A leitura, a escrita e a oralidade como artefatos culturais” de Maria Isabel Dalla Zen e lole Faviero Trindade, podemos perceber que não se fala, não se escreve ou não se lê, sempre do mesmo jeito, pois existe uma variação lingüística devido às diferenças culturais próprias de um determinado grupo social, sofrendo alterações na linguagem escrita e oral.
De acordo com Kleiman, 1995: "A escrita também não é uma modalidade fixa, não é sempre formal/ sofisticada/planejada, assim como a fala não é, em todas as situações de comunicação, informal/coloquial e sem planejamento."
As diferenças que ocorrem em relação à fala ou à escrita são a partir da multiplicidade de discursos, as maneiras diferentes que encontramos no cotidiano das pessoas em falar e escrever, pois tudo depende da situação que em que ocorre, como numa conversa com amigos, onde a fala, seria mais informal, usando um vocabulário simples, diferente de uma entrevista de emprego ou uma palestra que usaríamos uma linguagem mais formal.
Percebemos as mesmas diferenças na linguagem escrita, como no bilhete que escrevemos para um amigo, usamos um vocabulário mais simples, diferente de um documento, um ofício que tem exigências formais e técnicas para redigi-lo.
Podemos dizer que existe a linguagem falada mais formal, culta e uma linguagem mais simples do cotidiano das pessoas. Assim também, na escrita como uma linguagem acadêmica, com regras específicas e a mais informal.
Devemos trabalhar com os nossos alunos, apresentando esta diversidade sociocultural, possibilitando outras aprendizagens, novos conhecimentos, a questão do certo e do errado na linguagem, pois como há diferentes formas de falar, não podemos dizer que há culturas certas ou erradas.
Que a fala e a escrita nem sempre estão relacionadas e para que isso aconteça à escola deve mostrar, além da “língua padrão” de escrita, com regras ortográficas, que existem formas diferentes de escrever e falar o mesmo assunto, podendo assim conforme a situação em que se encontrar poder expressar-se adequadamente.
Abraços!

Shirley

Um comentário:

Roberta disse...

Shi!!

A interdisciplina de Linguagem com certeza vai te trazer muitas aprendizagens, e poderá relacioná-las com o teu dia-a-dia na sala de aula.

Abraços
Roberta