Os meios de comunicação permitiu trabalharmos com o tema sobre Meio Ambiente e partindo das atividades com jornais, na exploração e conhecimento de vários tipos de textos, proporcionou uma integração com os conteúdos de português, matemática, história, artes e ciências.
“O processo de internalização, com todas as suas particularidades, caracteriza-se como uma aquisição social onde, partindo do socialmente dado, processamos opções que são feitas de acordo com nossas vivências e possibilidades de troca e interação”. (VYGOTSKY,1989 apud Martins, 1997, p. 117)
Com os questionamentos e reflexões diárias, os alunos puderam expor suas opiniões sobre os assuntos e percebo que começaram a ampliar seu vocabulário e adquirir mais conhecimentos.
O que está deixando os alunos muito empolgados é a criação do jornal informativo que eles estão produzindo, onde os alunos em duplas pesquisam sobre determinados assuntos para postar no jornal.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
MARTINS, João Carlos. Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo. Série Idéias n. 28, São Paulo: FDE, 1997. p. 111-122.
Um comentário:
Shy!!
Levar aos alunos outros portadores de texto. As revistas e jornais são meio de comunicação que estão no cotidiano dos nossos alunos e devem ser explorados.
Abraços
Roberta
Postar um comentário