quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eixo III

Revendo as interdisciplinas do eixo III, Artes Visuais, Literatura Infantil e Aprendizagem, Música na Escola, Seminário Integrador III, Teatro e Ludicidade e Educação, percebi que foi o eixo que me identifiquei, pois todas as interdisciplinas nos levaram a pensar em práxis pedagógica mais ativa, prazerosa e gratificante, proporcionando a nós professores e aos nossos alunos, sujeitos mais ativos, participativos, onde aprendem através do fazer.

Destaco a interdisciplina de Ludicidade e Educação no texto “Sala de aula é lugar de brincar?” de Tânia Fortuna, que me fez refletir e analisar sobre o brincar em sala de aula, que antes era visto por mim, como um passatempo, sem nenhum objetivo e muito menos um olhar observador. Percebo a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor, pois estimula a imaginação, a compreensão, auto-realizarão, atenção, sendo assim um grande aliado no processo de construção do conhecimento.

Constatei que durante o meu estágio com a turma de EJA II, os jogos e brincadeiras eram as atividades que despertavam mais interesse e motivação nos alunos, em realizá-las, o mesmo acontecendo com atividades que envolviam as diferentes mídias, como filme, pesquisa em jornais e na internet e nos jogos on line. É com esta perspectiva que vou desenvolver o meu TCC, pois acredito na utilização das diferentes mídias na práxis pedagógica, para tornar nossas aulas, mais gratificantes, emocionantes, atraentes e principalmente mais significantes.

Abraço!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Relatório Virtual

Uma grande conquista tecnológica que realizei neste semestre.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Eixo II

Nas interdisciplinas do eixo II, destaco a interdisciplina de Fundamentos da Alfabetização, onde através da atividadePsicogênise da Língua Escrita e Métodos de Alfabetização sobre os métodos de alfabetização Analítico e Sintético, percebi que o método de alfabetização analítico, valoriza o processo de análise e compreensão, propõem uma progressão diferenciada de unidades mais amplas como palavras, frases e textos, a unidades menores que são as sílabas ou a sua decomposição em grafemas e fonemas.

É a interação entre o sujeito e o objeto, dando prioridades a contextos significativos, das unidades maiores a unidades menores como na pesquisa em textos que os alunos realizaram em jornais, revistas e livros, onde participam ativamente do processo ensino aprendizagem. No meu estágio e agora na questão que estou investigando no meu TCC, é fundamental que o professor compreenda a importância da interação do sujeito com o meio, articulando os saberes de forma contextualizada e interdisciplinar.

domingo, 12 de setembro de 2010

EIXO I

Revendo as interdisciplinas do Eixo I, Escola, Projeto Pedagógico e Currículo, percebi que devemos desenvolver o Currículo escolar, numa perspectiva de construção da cidadania e compreender que o aluno-cidadão não se faz somente com a aprendizagem da leitura e da escrita, mas em todas as áreas do conhecimento. É uma construção social que implica considerar relações com o outro. Todo currículo representa uma espécie de elo que liga teoria e prática. Esta interdisciplina contempla a questão que irei investigar no meu TCC, pois as mídias favorecem a construção do conhecimento, tornando os alunos participativos, criativos e principalmente críticos, desde que o currículo seja voltado nesta perspectiva de construção da cidadania.

Neste mesmo eixo, a interdisciplina das TICs, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação, Também foi muito importante, pois a partir desta interdisciplina que pude ter conhecimento das diversas ferramentas tecnológicas que proporcionou entrarmos neste mundo virtual como criar um e-mail, blog, wiki, webnot, msn, etc., e principalmente o nosso ambiente virtual oficial ROODA.

Esta interdisciplina colaborou e muito para o meu trabalho em sala de aula, onde o computador começou a fazer parte das minhas práticas pedagógicas, oportunizando os nossos alunos ao convívio com este ambiente virtual fascinante e estimulante de muitas descobertas e conhecimento, através do manuseio no computador da pesquisa, digitação, criação de desenhos no paint, postagens no blog, etc.

Para o meu trabalho no TCC, vai ser de fundamental importância, pois como vou desenvolver o meu trabalho de pesquisa sobre mídias na educação, a TICs me proporcionou muitas aprendizagens com relação as novas tecnologias e suas ferramentas virtuais.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Proposta de investigação para o TCC


A minha proposta inicial para investigação do TCC é referente as Mídias na Educação Especial: "Qual importância das mídias no processo de socialização e na aprendizagem dos alunos com necessidades especiais?".


A partir das orientações da profª Gabriela e tutora Graciela Rodrigues, devo pensar o que realmente quero investigar sobre as Mídias na Educação Especial, pois acharam a pergunta muito ampla.

Pensei algumas coisas, mas gostaria que me ajudasse a definir a questão.

# Como as mídias se integram a prática pedagógica de forma interdisciplinar?

# O uso das mídias contribui para a construção de novos conhecimentos?

# Como o professor pode integrar os conteúdos curriculares através das mídias?

# Como ocorre o processo de aprendizagem e de socialização através das mídias na educação especial?

# Como os meios de comunicação auxiliam na aprendizagem dos alunos, na busca de um sujeito crítico e participativo na sociedade”.

Abraços!

Shirley