domingo, 29 de março de 2009

Educação Especial

Olá Pessoal!!!

Após, realizar a leitura dos textos e assistir aos vídeos propostos constatei as mudanças que ocorreram na história das pessoas com necessidades especiais no mundo e, em especial no Brasil. Percebi que a partir do século XIX, passou-se a estudar os deficientes de modo a procurar respostas para os seus problemas.
Assim, começou o que se chama de segregação institucional. O deficiente era tratado como doente em alguma instituição, excluídos da família e da sociedade, muitas vezes, passando ali, toda a sua vida.
Somente no final do século XX, houve um movimento de integração social, cujo objetivo era integrá-los em ambientes escolares.
Ainda, hoje evidenciamos pouco reconhecimento com relação aos portadores de deficiência física ou mental, pois percebemos que as pessoas demonstram certa indiferença e até mesmo medo, sem ao menos, conhece-los.
Mesmo considerando que as propostas pedagógicas contemporâneas buscam eliminar as práticas de segregação, é perceptível o estranhamento da sociedade quando nega o acesso à escola aos que tem uma condição distinta (física, comportamental, cultural...), na medida em que não provê seus espaços com condições necessárias para sua permanência e nem recursos materiais, capacitação de professores e adaptações arquitetônicas.

Abraços!!!

domingo, 22 de março de 2009

Aula Presencial

Nossa primeira aula presencial aconteceu no dia 18 de março de 2009, quarta-feira às 19 horas no Pólo de Três Cachoeiras com a Interdisciplina do Seminário Integrador VI. Neste dia quatro grupos apresentaram os seus trabalhos dos Projetos de Aprendizagem que realizaram no semestre passado.

Após, as apresentações houve um momento para discussões, debates e reflexões sobre Projetos de Aprendizagem, onde pude tirar minhas próprias conclusões sobre o mesmo:
#Os PAs proporcionam pesquisa;
#Esclarece dúvidas;
#Faz descobertas;
#surgem interação dos grupos e trocas de experiências;
#Integração dos conteúdos (português, matemática, história...)

Nesta perspectiva fica bem mais interessante e significativa as nossas aulas, pois propicia uma interação dos alunos e dos professores na construção coletiva do conhecimento. Os projetos partem da curiosidade dos alunos e somente contecerá na medida que eles buscam respostas para os seus questionamentos.

Abraços!!!

Shirley


Recomeçar 2009

É sempre bom recomeçar cada etapa da nossa vida mais confiantes de que tudo será melhor. Que esse novo semestre seja melhor e mais produtivo  e que proporcione  à todos ricas aprendizagens

 Um ótimo início de semestre para todos

Abraços!!!

Shirley