domingo, 26 de outubro de 2008

Gestão Democrática

Quando falamos em gestão escolar, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os vários papéis e documentos relacionados à burocracia que todas as instituições escolares devem cumprir durante o ano escolar. E, que somente a direção da escola deve se envolver em todas as ações e decisões da escola.
Na Interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, percebi que numa escola democrática as decisões e ações relacionadas à escola devem ser tomadas com todos que fazem parte da escola e da comunidade, como professores, funcionários, pais, alunos e a direção da escola.
A gestão escolar apresenta-se hoje, como um processo cultural, político, pedagógico, que tem como função social a construçaõ da cidadania, através de uma educação de qualidade e democrática, onde a presença de todos é fundamental para atingirmos um ideal a ser alcançado.
Abraços!!!
Shirley

Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar

A partir da leitura realizada do texto “Organização curricular da escola e avaliação de aprendizagem” de Maria Beatriz Gomes da Silva, considero fundamental a construção do Projeto Político Pedagógico pelos pais, professores, alunos e funcionários, pois somente com o comprometimento de todos construiremos uma escola de qualidade, respeitando, valorizando e oportunizando nossos alunos a serem mais participativos, críticos, criativos e atuantes na sociedade.
Trabalho numa Escola de Educação Especial e este ano estamos aprimorando o nosso Projeto Político Pedagógico, já realizamos reuniões com os pais, professores, alunos e funcionários.
As concepções e normas do P.P.P e do Regimento Escolar não precisam de modificações, com relação ao currículo e avaliação, pois já trabalhamos com o regime ciclado, o que considero fundamental, pois possibilita a aprendizagem dos alunos, numa idéia de totalidade, respeitando o ritmo de cada um, as diferenças individuais, suas experiências e o contexto em que está inserido, visando assim a inclusão na sociedade, tornando-a mais democrática e justa.
Como diz Maria Beatriz Gomes da Silva “Isso implica, necessariamente, no estabelecimento de uma ética curricular que respeita os percursos individuais, mas que impõe o trabalho coletivo com vistas à consolidação de uma sociedade democrática”. (p.2 do texto “Organização curricular da escola e avaliação de aprendizagem”).
A avaliação não podia ser diferente, onde são realizadas ao longo do semestre, acompanhando o desenvolvimento do aluno, através de observações diárias e contínuas, respeitando, o ritmo próprio de aprendizagem de cada um. Além, de dar oportunidade ao professor de reformular ou criar novas metodologias de trabalho, para alcançar os objetivos propostos. Por isso, acredito que currículo e avaliação são indissociáveis.
Abraços!!!
Shirley



terça-feira, 7 de outubro de 2008

Mapa Conceitual_2

Tema Central - Refeito

Pergunta central

# Quais são os efeitos dos transgênicos no organismo do ser humano e no meio ambiente?

Segundo Passo:
O grupo se reuniu no Pólo para se aprofundar mais a respeito do trabalho que está sendo desenvolvido sobre transgênicos, foi então que após ler os comentários das professoras sobre a nossa primeira postagem e seguindo sua sugestão resolvemos reelaborar algumas questões relacionadas às dúvidas temporárias, uma vez que duas delas não apresentavam desafio, pois já tinha uma resposta, não havendo necessidade em mantê-las.

Certezas Provisórias

_Que fazem mal a saúde.
_Traz desequilíbrio a natureza.

_É um assunto polêmico com relação aos efeitos no organismo humano e no meio ambiente.

Dúvidas Temporárias
_Em que proporção os transgênicos são maléficos para o ser humano?
_Quais as alterações que os transgênicos causam no meio ambiente?
_Quais as conseqüências que os transgênicos podem provocar na saúde humana?
_Quanto tempo leva para o ser humano sentir os efeitos dos transgênicos no seu organismo?

Abraços!

Shirley

PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Componentes do grupo do Projeto de Aprendizagem

Shirley de Oliveira Borges - Administradora
Simone Matos
Patrícia Barbosa
Marcia Model
Josilene Florêncio

Tema Central : Transgênicos

Primeiro Passo: O grupo se reuniu no Pólo para discutirmos sobre a pergunta central que no primeiro momento era “Os alimentos transgênicos são prejudiciais à saúde?”, percebemos que esta pergunta poderia ter uma resposta imediata, sem chances de uma pesquisa mais profunda e elaborada, mesmo que ela nos trouxesse várias dúvidas a respeito dos transgênicos. As perguntas secundárias, também, não respondiam à pergunta central, foi um pouco difícil entendermos, mas as idéias começaram a aparecer e após, algumas discussões a respeito, decidimos então mudar a pergunta central para “Quais são os efeitos dos transgênicos no organismo do ser humano e no meio ambiente?”. Foi muito interessante, o grupo ficou animado com o trabalho que vamos desenvolver e percebemos que sabemos, pouco ou quase nada, a respeito do assunto que é muito importante para todos nós, pois envolve saúde e meio ambiente.
Abraços!
Shirley

APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA


A partir da leitura do texto “Aprendizagem na vida adulta” de Tânia Beatriz Iwaszko Marques, percebi que somos sujeitos em constante processo de aprendizagem, independente da idade cronológica.
O que aprendemos numa determinada fase de nossas vidas é importante para o nosso crescimento intelectual e emocional, pois é através das nossas ações e como lidamos com estas situações de alegria ou tristeza é que vão propiciar um equilíbrio para as fases posteriores.
Como diz Piaget “Os estágios de desenvolvimento obedecem a uma ordem de sucessão constante e apresentam idades variadas”.
O adulto como os jovens e as crianças aprendem na interação com o meio, a relação que tem com as outras pessoas, como lidam com as situações do seu dia-a-dia e como controlam suas emoções, por isso a idade pode variar em cada estágio de desenvolvimento do adulto.
O meu relacionamento com as pessoas que convivo, colegas, professores e com os meus próprios alunos é de diálogo, trocas de experiências, discussões, reflexões que são importantes para o meu crescimento e desenvolvimento cognitivo.
Saber ouvir, ser paciente, responsável, comprometido e respeitar as opiniões dos outros são essenciais para um bom convívio com as pessoas. E como professora é importante pensarmos e analisarmos as nossas palavras e ações, pois elas poderão construir ou destruir os sonhos dos nossos alunos.

Abraços!!!