sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Organização da Escola

A partir da leitura do texto "Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências" de Isabel Letícia Pedroso de Medeiros e Maria Beatriz Luce, da Interdisciplina Organização do Ensino Fundamental, pude perceber a importância da organização escolar numa perspectiva democrática, onde permite a participação da comunidade escolar em todos os segmentos que a compõe.

Entretanto, para que isso realmente aconteça, devem-se superar as relações de autoritarismo e domínio de pessoas que querem comandar de acordo com os seus interesses, para poder então desenvolver relações que sejam profundamente democráticas no interior da escola.
As instituições escolares devem desencadear um processo de participação coletiva, apresentando exemplos concretos de ações democráticas, flexível, com avaliação contínua, abrindo espaços reais de participação e expressão do cotidiano da comunidade, iniciando assim, de forma efetiva a formação da cidadania.
A busca pela autonomia numa escola é fundamental, numa gestão democrática, pois assegura direitos nas decisões tomadas em grupo pela comunidade escolar, visando à melhoria em todo o contexto em que a escola está inserida, independente da ajuda do governo e das leis que contribuem financeiramente para se sustentar.

A organização escolar da minha escola, busca a participação dos professores, alunos, pais, funcionários, enfim toda comunidade escolar, para o seu pleno funcionamento em todas as áreas, num processo democrático e de transformações em todos os segmentos, semelhante ao mapa conceitual apresentado, mas algumas decisões são tomadas pelos gestores que participam ativamente na administração da mesma.


Abraços!!!


Shirley

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

As fases da Vida Adulta


Através das leituras propostas da Interdisciplina Psicologia da Vida Adulta, percebi que as pessoas apresentam características diferentes e que passam por várias fases durante a sua vida.

E, antes de ler sobre as oito etapas que o ser humano passa, descrita por Erikson, achei interessante sobre a expectativa de vida do brasileiro em cada época:


1949 era até os 44 anos (nossa eu estaria com o \"pé na cova\");

2002 passou para 68 anos;

2005 para 71 anos;2006 para 72 anos;

E há diferenças entre homens e mulheres.


Na 7ª fase "Idade adulta: generatividade x estagnação", percebe-se a preocupação com o cuidado dos filhos com a saúde e a sua educação, penso que esta preocupação, continua até nas fases posteriores como na velhice, percebi isso, quando analisei a minha mãe, pois ainda continua preocupando-se conosco (os filhos).


Abraços!!!

Shirley