terça-feira, 27 de maio de 2008

Representações da Natureza


Foi muito interessante, a atividade que realizamos, na aula presencial, sobre representações da natureza, pois através da análise dos trabalhos dos colegas, pude constatar que há palavras que logo lembramos por serem representações mais usuais, mas em outras, não são tão simples, visto que não fazem parte do nosso dia-a-dia ou porque se referem a sentimentos e emoções que não costumamos expressar por meio de desenhos. Isso decorre do fato, de cada pessoa interpretar e assimilar o mundo a sua volta, da sua maneira.
Realizando esta mesma atividade com os meus alunos, verifiquei a dificuldade deles, também, em representar as palavras de sentimento, pois alegaram que não possuem forma definida, mas percebi que as diferentes representações, refletem as diferentes formas como cada um pensa e tenta representar a seu modo.
Quando se ensina ciências ou qualquer outro conteúdo, não se pode ignorar os conhecimentos prévio dos alunos, os saberes que são construídos no seu dia-a-dia e que devem ser valorizados pelo professor. É dessa forma que passamos a construir o conhecimento cientifico, onde os alunos poderão expor e confrontar suas idéias, discutir, pesquisar, questionar com os seus colegas, elaborando conceitos mais gerais sobre os assuntos abordados.
Segundo Giordan, 1996, “É a partir dos problemas e interesses dos nossos estudantes que podemos integrar novas informações e conceitos, ampliando aquelas visões iniciais”.
Considero importante trabalhar, em ciências, partindo do que os alunos já sabem e poder assim, ampliar os seus conhecimentos com os temas científicos.
Iniciamos este ano, na minha escola, o projeto “Respeito à Vida” com o tema “Preservação da Natureza”, pois muitos alunos estavam falando de um colega que estava arrancando flores do jardim da escola. Cada aluno desenhou e explicou para os colegas o que entendia por natureza.
Após, realizamos um passeio pela comunidade, para que eles pudessem interagir com a natureza, observando tudo o que está a sua volta. Houve momentos para expor em grande grupo, o que viram e sua importância de preservá-la.
Pesquisamos em livros e na internet, conversa com seus pais, através de entrevista para saber o que mudou do seu tempo até hoje, etc. Ainda, estamos trabalhando este assunto, pois eles trouxeram informações importantes sobre as conversas com seus pais. Assim, estarão construindo novos conhecimentos com relação aos seus conhecimentos anteriores.




Abraços!!!



Shirley

Classificação e Seriação

A Classificação enfatiza as semelhanças entre os elementos dos conjuntos e a seriação trabalha mais com as diferenças entre eles. Sabemos, quando estamos seriando os elementos, quando estabelecemos entre eles uma relação de diferença que possa ser quantificada, permitindo que os elementos sejam colocados em ordem crescente ou decrescente, pois assim teremos uma fila, na qual cada elemento tem o seu lugar bem definido. É fundamental iniciarmos o trabalho com classificação e seriação utilizando materiais que os alunos conheçam como brinquedos, sucatas, materiais escolares, blocos lógicos, pois assim, ela irá se familiarizar com os atributos de cada objeto e o levantamento de semelhanças e diferenças que existem entre os mesmos, construindo o seu pensamento lógico-matemático.


Abraços!!!

Shirley

Ciclos da Natureza


Noções de Tempo e Espaço

Foi muito interessante o vídeo “BALANCE”, que assistimos para realizar uma atividade da Interdisciplina de Ciências, pois nos mostrou que a ocupação do espaço dos habitantes, daquele universo, era limitada, somente poderiam fazer algo, quando todos fizessem juntos, pois o equilíbrio dependia de todos, que pertenciam aquele lugar.
Percebi que mesmo convivendo num espaço restrito, todos pensavam juntos e suas ações eram bem calculadas, para que pudessem assim, realizar suas atividades, em conjunto.
Realmente, ações individuais alteram o equilíbrio de um sistema, pois no momento em que apareceu um objeto que não fazia parte do universo, eles começaram a disputá-lo e esqueceram que precisariam uns dos outros para manter o equilíbrio do lugar, e poder assim, juntos descobrir o “novo”.
É importante, o trabalho em grupo, pensarmos, refletirmos e acharmos soluções possíveis para os problemas existentes, e assim, manter um bom convívio com todos, para podermos ter um ambiente saudável e de qualidade.
A proposta do filme “Balance”, tem muita relação com o Desequilíbrio Ambiental, pois apresenta pessoas que convivem numa sociedade e que em determinados momentos, vivem uma mudança de comportamento, onde os valores de convivência em grande grupo, é esquecida, tornando-se pessoas egoístas e gananciosas.
O ser humano tem em suas mãos, o poder de viver em equilíbrio com o meio ambiente, pois ele exerce ação sobre o meio em que vive transformando e mudando, às vezes para melhor, mas em muitas, somente para o seu conforto e poder, destruindo assim, o ambiente em que vive.
Como no filme, nós também vivemos numa sociedade em que estas mudanças ocorrem, mas elas devem ser discutidas, questionadas e analisadas, pois fazemos parte integrante deste contexto social e das interações que nele ocorrem.
Abraços!!!
Shirley