sexta-feira, 30 de novembro de 2007

SONHOS


“Há quem diga que todas as noites são de sonhos.Mas há também quem garanta que nem todas, só as de verão.No fundo, isso não tem importância...O que interessa mesmo não é a noite em si, são os sonhos.Sonhos que o homem sonha sempre, em todos os lugares, em todas as épocas do ano,dormindo ou acordado. ”


Willian Shakespeare

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

A atividade de Contação de História da Interdisciplina de Literatura Infanto Juvenil foi um show!!!
O comprometimento e dedicação do grupo foram fundamentais para a realização deste trabalho, pois todos estavam empenhados para que tudo estivesse bem organizado para a apresentação, na aula presencial no Pólo de Três Cachoeiras.
A história “A Bela Adormecida”, foi escolhida através de votação, pelos componentes do grupo, após distribuímos os personagens e todos contribuíram, tanto com as falas da história, cenários e com o figurino de cada um.
Sabíamos que para contar uma história, tínhamos que nos preocupar com vários itens importantes para a realização da Contação de História como:
O domínio da história/ Conhecer a história antes, de contar para os alunos. Foi o que fizemos, o grupo leu a história, várias vezes, para conhecermos e vivermos integralmente a contação.
Interação com o público/ O nosso grupo não esqueceu disso e envolveu os alunos na história, fazendo-os participar ativamente, deste momento mágico do faz de conta. É um momento importante do diálogo com o público, onde percebemos o entusiasmo e atenção dos alunos com a história.
Recursos naturais e artísticos/ A voz é fundamental nesta hora, pois devemos observar o tom de voz, principalmente quando mudamos de personagem, nos movimentos e também nas expressões que fazemos tanto de tristeza, alegria, suspense, etc. O cenário, a maquiagem e as músicas deixam à história mais rica, empolgante e envolvente, pois os alunos entram na história, também com os olhos e sonham com tudo aquilo que está acontecendo no momento.
O meu grupo está de Parabéns, pois conseguiu realizar o trabalho, observando todos os itens solicitados com muito empenho, dedicação e satisfação, pois tudo o que é feito, com AMOR, é possível de realizar, será sempre mais significativo e prazeroso para todos, (professor e aluno).
ADOREI esta noite de CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS!
Sempre gostei de contar histórias para os meus alunos, mas percebi que podemos utilizar outros recursos que deixam à história mais empolgante e fascinante, envolvendo os alunos em todos os momentos da contação, como cenário, maquiagem, música, etc. É importante conhecermos a história antes, pois só assim, a contação fluirá naturalmente, sem atropelos de última hora.


Abraços!!!

domingo, 11 de novembro de 2007

ATIVIDADES LÚDICAS

Entrevista da professora Tânia Ramos Fortuna
Programa Comportamento da TV COM

A entrevista da professora Tânia Ramos Fortuna foi muito interessante e esclarecedora, pois nos mostra que o brincar é uma das atividades mais importantes para o ser humano.
Nós, professores, devemos priorizar e reconhecer a importância do lúdico nos projetos que desenvolvemos em sala de aula, por que uma experiência marcada pela ludicidade pode ser muito significativa para o sujeito que brinca.
Segundo a psicopedagoga Tânia Ramos Fortuna “Uma das características da ludicidade é exatamente o quanto ela nos conecta conosco e com o mundo, pintando com tons de importância a tudo o que nos cerca”.
As atividades que são realizadas de forma lúdica são muito mais significativas para a pessoa que brinca, pois é através da brincadeira que o sujeito interage e se conecta com o mundo de forma espontânea, criativa, livre, sem medos ou receios, num clima de descontração, tornando este momento mais prazeroso e significativo.
É fundamental, que o professor proporcione atividades lúdicas aos seus alunos, por que mais do que ser uma atividade espontânea e natural, o brincar favorece o desenvolvimento e a aprendizagem a pessoa que brinca.
Como disse Tânia Fortuna “Uma aula lúdica, que consegue estabelecer um clima de desafio, de surpresa e mistério para quem aprende e para quem ensina, é uma aula que contribui para a aprendizagem efetiva deste aluno”.
O professor que trabalha numa perspectiva lúdica, sem dúvida, desenvolverá atividades mais enriquecedoras, criativas e prazerosas, envolvendo os seus alunos de tal forma, que tornará estes momentos mais significativos para a sua vida.
Abraços!
Shirley

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Música Verdadeira

O texto /Por que você ouve tanta PORCARIA?/, da Interdisciplina de Música, foi muito interessante e surpreendente. No primeiro momento, fiquei muito assustada com tudo que li, mas ao mesmo tempo, feliz em poder ter acesso, a este tipo de informação, e perceber toda a influência que a mídia possui em nossas vidas. O dinheiro comanda a indústria fonográfica, onde lançam um cantor na mídia, e fazem nós, ouvirmos e comprarmos suas músicas, pois elas funcionam de forma muito organizada, onde as gravadoras decidem o que vai ser ouvido, empurrando qualquer música, repetindo-as, várias vezes nas rádios, estabelecendo um padrão de gosto, a todos. Pensando bem, como disse Raul Albornoz / porém, que essas são as regras do jogo. "Estamos em um mundo capitalista, e existe quem oferece porque existe quem compra. Acho que precisamos ter espaço para tudo."/. Sei que é difícil, mas devemos informar as pessoas, sobre o poder das grandes corporações fonográficas e tudo o que elas fazem, para vender suas músicas, somente assim, poderemos analisar e decidir o que realmente queremos ouvir. Nós devemos ser críticos com o que ouvimos e fazemos, e não apenas nos levar, pelo que os outros, dizem ou fazem. Como disse a minha colega Stela, no fórum que estamos participando juntas e que eu concordo plenamente: "É imprescindível que nós, educadores, façamos a nossa parte, levando aos nossos alunos uma música mais verdadeira, mostremos algo mais do que o que está sendo oferecido pela mídia, para que ele (o aluno) possa escolher o que prefere ouvir, cantar, curtir”.
Abraços!
Shirley

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Aula de Teatro

A aula de Teatro que realizei na minha Escola, foi muito interessante, divertida e surpreendente, pois ao longo das atividades percebi que eles, realmente participaram com entusiasmo e criatividade.
Os meus alunos adoram fazer teatro e, sempre que leio uma história, eles pedem para dramatizá-la, mas na aula de hoje, de teatro, foi um pouco diferente, pois através das atividades, eles deveriam criar e imaginar situações diferentes, ao contrário do que eles faziam nas dramatizações das histórias.
O material utilizado foi o JORNAL e no primeiro momento, os alunos acharam estranho, usar o jornal no pátio, pois só usávamos em sala de aula. A curiosidade e o entusiasmo, com este tipo de material, oportunizou uma aula, com mais alegria e espontaneidade.
Foi maravilhoso ver, que a cada atividade que realizávamos, proporcionava uma euforia nos alunos, que ficava difícil mudar de atividade, pois sempre contribuíam com algo novo para mostrar aos colegas.
Eles me surpreenderam, com a criatividade, imaginação e o coleguismo, pois estavam sempre prontos, em auxiliar os colegas, quando esses, tinham dificuldades para realizar alguma atividade.
Quando encerramos a aula de teatro, os alunos perguntaram se no outro dia, iriam ter aula de teatro novamente, e devolvi a pergunta: se eles queriam ter e por quê? E todos responderam que sim, pois acharam à aula divertida, animada e movimentada, (resposta dos alunos).


Abraços!!!
Shirley