Quando a criança brinca com uma boneca, de maneira espontânea, criando, imaginando, experimentando e sonhando, podemos perceber que ela está usando o brinquedo, no caso a boneca, como um objeto para um mundo imaginário, encantado do faz de conta, sem medos ou receios, de ser repreendida. Através do brinquedo, no caso a boneca, a criança elabora e coloca em prática suas fantasias e conhecimentos de forma livre e espontânea.
Ao contrário, quando o brinquedo, torna-se uma obrigação, está brincadeira deixa de ser lúdica, pois quando ela é obrigada, torna a brincadeira uma tortura ou castigo, para a criança. E, sabemos que o prazer de brincar é fundamental na ação lúdica.
A palavra jogo tem várias formas de interpretá-la, por isso devemos compreendê-las para podermos diferenciá-las. Quando a criança joga de forma lúdica, apenas pelo prazer de jogar, torna esta brincadeira mais alegre, descontraída e prazerosa. Mas, quando a criança quer demonstrar ser superior à outra pessoa, torna-se um jogo de competição com o intuito de apenas ganhar, onde a conquista maior é a vitória.
Caillois(1986) afirma:”Assim, o jogo, a brincadeira, o lazer enquanto atividades livres, gratuitas são protótipos daquilo que representa a atividade lúdica e longe estão de se reduzirem apenas a atividades infantis”.
Abraços!!!
Shirley