quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Lúdico

Sabemos que o brinquedo, independente de ser novo, velho, grande ou pequeno, é um suporte que a criança utiliza na sua brincadeira, mas para nós professores, é fundamental entendermos que o importante nesta brincadeira, é a forma com que ela brinca, pois só assim poderemos compreender e perceber quando está brincadeira, é ou não é, uma brincadeira lúdica.
Quando a criança brinca com uma boneca, de maneira espontânea, criando, imaginando, experimentando e sonhando, podemos perceber que ela está usando o brinquedo, no caso a boneca, como um objeto para um mundo imaginário, encantado do faz de conta, sem medos ou receios, de ser repreendida. Através do brinquedo, no caso a boneca, a criança elabora e coloca em prática suas fantasias e conhecimentos de forma livre e espontânea.
Ao contrário, quando o brinquedo, torna-se uma obrigação, está brincadeira deixa de ser lúdica, pois quando ela é obrigada, torna a brincadeira uma tortura ou castigo, para a criança. E, sabemos que o prazer de brincar é fundamental na ação lúdica.
A palavra jogo tem várias formas de interpretá-la, por isso devemos compreendê-las para podermos diferenciá-las. Quando a criança joga de forma lúdica, apenas pelo prazer de jogar, torna esta brincadeira mais alegre, descontraída e prazerosa. Mas, quando a criança quer demonstrar ser superior à outra pessoa, torna-se um jogo de competição com o intuito de apenas ganhar, onde a conquista maior é a vitória.


Caillois(1986) afirma:”Assim, o jogo, a brincadeira, o lazer enquanto atividades livres, gratuitas são protótipos daquilo que representa a atividade lúdica e longe estão de se reduzirem apenas a atividades infantis”.
Abraços!!!
Shirley

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Poesias

Adorei a atividade de "Poesias" da Interdisciplina de Literatura.
Através da poesia, as crianças brincam com as palavras.
Agrada, a todos as idades e além da sua sonorização, podem dramatizá-la, o que torna enriquecedor, o trabalho com poesias.
Este Poema é muito lindo, espero que vocês gostem e reflitam.
É uma "Lição de Vida"!


Poema da Prosperidade
(Carlos Alberto Lemberg)


Nem a tristeza, nem a desilusão
Nem a incerteza, nem a solidão
Nada me impedirá de sorrir.
Nem o medo, nem a depressão,
Por mais que sofra meu coração.
Nada me impedirá de sonhar.
Nem o desespero, nem a descrença
Muito menos o ódio ou alguma ofensa.
Nada me impedirá de viver.
Em meio as trevas, entre os espinhos
Nas tempestades e nos descaminhos
Nada me impedirá de crer em Deus.
Mesmo errando e aprendendo
Tudo me será favorável,
Para que eu possa sempre evoluir
Preservar, servir, cantar,
Agradecer, perdoar, recomeçar...
Quero viver o dia de hoje
Como se fosse o primeiro
Como se fosse o último
Como se fosse o único.
Quero viver o momento de agora
Como se ainda fosse cedo
Como se nunca fosse tarde.
Quero manter o otimismo
Conservar o equilíbrio
Fortalecer a minha esperança
Recompor minhas energias
Para prosperar na minha missão
E viver alegre todos os dias.


Abraços!!!


Shirley

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Interdisciplinar !!!

Na atividade, em grupo, de Contação de História da Interdisciplina de Literatura, ficou bem claro para mim, o quanto é importante e fundamental, o trabalho interdisciplinar.
Os conteúdos e as atividades, das interdisciplinas, podem e devem, ser interligados, tornando assim, o trabalho mais significativo e prazeroso.
Percebi, que realmente isso, pode acontecer, pois nesta atividade, incluimos os conhecimentos adquiridos nas interdisciplinas de Teatro, Música, Artes, Ludicidade e do Seminário Integrador III.

Esta frase, da professora Maxi, diz tudo:



"Utilizar-se de conhecimentos adquiridos em outras interdisciplinas para enriquecer o trabalho de uma interdisciplina não só é possível como é isso o que queremos que aconteça mesmo ... um trabalho interdisciplinar! "



Adorei a frase, Maxi!

Abraços Calorosos!!!
Shirley

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Adoro Música!!!

As pessoas pensam que a música só tem relação com os cantores profissionais e esquecem que a apreciação e o prazer em ouvir são fundamentais em nossa vida, pois transmite paz, tranqüilidade e emoções inesquecíveis. A família é a base para o desenvolvimento e crescimento da criança, e comigo não foi diferente, a minha mãe adorava cantar as cantigas clássicas, parlendas e recitar poesias. Ela gostava inventar músicas com letras e ritmos diferentes. Na minha adolescência, quando gostávamos de um garoto, já tínhamos uma música para nos recordar dele, como “Não Chores mais” de Gilberto Gil, “Chuva de Prata” de Gal Costa, as músicas das Frenéticas e a trilha sonora do filme “Os Embalos de Sábado à Noite” dos Bee Gees, auge das Discotecas.
Ainda hoje, adoro cantar, dançar e ouvir músicas, pois independente do tempo, ela nos proporciona emoções gratificantes e que ficam para sempre em nossas recordações.

Um grande abraço!

Shirley


"Evidência e Argumentação"

Adoro assistir filmes de suspense, drama, romance, policial e ficção, mas ao iniciar o filme "Doze homens e uma sentença", em preto e branco e muito antigo, fiquei pensando: "Deve ser monótono e cansativo".
Foi a primeira evidência e argumentação que fiz sobre o filme,
mas aos poucos, fui me envolvendo na história e percebi que, o que "PARECE" tão "EVIDENTE", pode não ser.
É fundamental a argumentação, pois é através dela que podemos refletir e modificar o nosso pensamento e dos outros, sobre algo que até então, parecia CORRETO.
O grupo de jurados eram pessoas com interesses diferentes,
mas tinham nas mãos, o poder de julgar uma pessoa. Observei que, queriam terminar logo com este julgamento, condenando o réu, com as evidências que foram apresentadas no Tribunal.
Apenas um jurado, não concordou com os demais,
trazendo dúvidas a respeito das evidências apontadas. No início, todos foram contra e não admitiam que por causa
de uma pessoa, não poderiam dar a sentença final.
As argumentações, que o jurado nº8 fez,
de algumas evidências, que até então pareciam certas, fizeram que outros jurados, mudassem de opinião sobre o réu, julgando-o inocente, pois não tinham mais certeza do contrário e, assim não podiam condená-lo.


Gostei muito de assistir ao filme !


Abraços!!!

Shirley




terça-feira, 9 de outubro de 2007

"As Meninas"

Este é um dos quadros mais famosos do mundo,
"As meninas",
pintado no século XVII, pelo espanhol Diego Velázquez
É muito interessante, pois é a primeira vez que vejo, o próprio pintor, pintar ele mesmo, no quadro.

Abraços!!!
Shirley

"MINHA OBRA DE ARTE"

Adorei fazer este trabalho!!!
No início, achei que não conseguiria desenhar.
Tentei fazer no Paint, mas foi um desastre!!!
Resolvi, então, colocar toda a minha criatividade
para fora e deu certo.
Eu gostei muito!!!

Leitura do quadro "As meninas", do espanhol Diego Velázquez

O pintor Diego Velázquez, provavelmente estaria pintando a família real, o rei, a rainha e a princesa. Assim, eles também, estariam presentes, neste ambiente como podemos observar, através do espelho que está na parede ao fundo da sala, onde reflete o casal.Os outros que estão na sala, estariam ali apenas esperando o término da pintura, sem estarem sendo pintados pelo artista, acompanhando a família real, neste trabalho de pintura de um quadro, tão importante para a nobreza.

Abraços!!!!

Shirley